A Singularidade Do Livro Do Zohar

Laitman_065Pergunta: Qual é a singularidade do Livro do Zohar? Afinal, além dele, há também o Talmude, a Mishná e outros escritos sagrados?

Resposta: Primeiro, esses livros foram escritos por pessoas que alcançaram o mundo superior. Em segundo lugar, todos são chamados de Kedoshim (sagrado), e Kadosh denomina distinção, singularidade.

O Livro do Zohar é único porque foi escrito por um grupo de dez Cabalistas: Rav Shimon e nove de seus alunos que atingiram o mais alto nível da conquista do mundo superior. A partir deste nível, eles descreveram completamente sua ascensão e todos os detalhes da escada espiritual, a escada para alcançar o Criador.

O Livro do Zohar é apropriado para todos porque foi escrito para a nossa geração a partir da interconexão de dez pessoas. Durante muito tempo, ele foi escondido e tornou-se acessível às pessoas alguns séculos atrás, mas seu significado interno foi descoberto apenas no início do século XX pelo grande cabalista Baal HaSulam.

Pergunta: Baal HaSulam foi o único que interpretou o Livro do Zohar?

Resposta: Existem outras interpretações, mas elas não explicam todo o sistema espiritual. Baal HaSulam escreveu essa explicação quando estava no mesmo nível dos autores do Livro do Zohar. O resto dos Cabalistas não atingiu esse nível e, portanto, eles poderiam descrever algo, mas não mais do que isso.

Da Lição de Cabalá em Russo 02/05/17