Torá – O Sistema De Conexão Entre Criador E Criação

laitman_549_01O Livro do Zohar,Lech Lecha“: Quão amada é a Torá pelo Criador, por meio da qual a virtude do homem é recompensada com a vida no mundo futuro. E cada um que ensina a Torá aos outros é mais importante do que todos os outros.

A Torá é chamada de Luz Superior (Ohr), que age na pessoa que a estuda da forma correta, isto é, que quer alcançar o nível mais elevado na Torá do que aquele em que está agora.

Ela quer se tornar mais altruísta, dar, amar, estar mais conectada com os outros e apoiando a todos. Em outras palavras, quer se tornar como o Criador – amável, completa e portadora do bem.

Se a pessoa se esforça em mudar a si mesma, a Luz superior, chamada Torá, age sobre ela e a empurra para a frente até esse estado. Então ela sente que está mudando.

Naturalmente, nestas mudanças há altos e baixos, uma mudança de todos os tipos de estados, mas de todos eles, a pessoa aprende o quanto a Torá realmente a influencia e age nela.

Primeiro a pessoa deve adquirir os desejos de doar e a fé acima da razão, e depois transcende os limites deste mundo. Este mundo começa a se dissipar como uma miragem porque só existe na nossa imaginação egoísta.

Na Cabalá, o nosso mundo é chamado de “ponto deste mundo” porque não há outro ponto nele. Quando vamos além dos limites do ponto egoísta e o expandimos, começamos a sentir a abundância e o significado da Torá, aderindo à sua Árvore da Vida. E se não for isto, nós permaneceremos na escuridão, dentro de um ponto minúsculo, preto.

A Torá é a Luz do Mundo do Infinito, que de acordo com o programa da criação (HaVaYaH) foi dividida em 620 Luzes, cujo objetivo é agir sobre o desejo corrupto e corrigi-lo. A pessoa deve corrigir o seu desejo com a ajuda desta Luz, e por outro lado, ela mesma deve despertar essa luz.

Ela não pode mudar a si mesma sem a Luz superior, mas a Luz deve ser atraída, e para isso, a Torá também é necessária. Acontece que todo o sistema que conecta a criação com o Criador e o Criador com a criação é chamado de Torá.