Se Não Achar Graça Em Seus Olhos

laitman_543_02Torá, Deuteronômio, 24: 1 – 24:4: Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, lhe fará uma carta de repúdio, e lhe dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, e este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lhe der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer. Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.

Se considerarmos o que foi dito do ponto de vista da sociedade humana, isso pode ser tratado como você gosta. Se for considerado do ponto de vista da correção da alma, esse desejo não pode ser corrigido, porque o primeiro marido, que estava tentando criar a intenção correta com essa mulher (com esse desejo), viu que não podia fazer isso.

Portanto, ele não conseguirá corrigi-lo mesmo depois do segundo marido. Mas o segundo também não conseguiu isso. Depois de três maridos que lhe deram um divórcio, ela não tem o direito de se casar mais, isto é, esse desejo não é corrigível. Ele deve ser posto de lado até o próximo ciclo.

A alma não desaparece em lugar algum. Chegará o próximo ciclo, e haverá outro estado na alma comum, e essa alma privada, esse desejo privado, poderá receber correção.

Pergunta: Mas houve uma tentativa de corrigi-la, se ela ainda se casou?

Resposta: Claro.

Falando do nosso mundo, uma menina nunca permanecia solteira nas comunidades judaicas. Ela era procurada por um marido em todo o mundo! Este é um grande mandamento. Para qualquer garota: curva, oblíqua, coxa – não importa o que – um noivo tinha que ser encontrado. Um dote era coletado para ela, de modo que um homem comum estava pronto para se casar com ela.

Casar sempre foi considerado uma grande Mitzva – uma causa caridadosa. Uma pessoa que pudesse fazer isso ao menos uma vez em sua vida tinha a sensação de que tinha algo por vir.

De KabTV “Segredos Do Livro Eterno” 26/10/16