Recompensas E Castigos Em Nossas Vidas, Parte 2

laitman_571_08Os Cabalistas não percebem recompensas e castigos como o público em geral; eles os veem como reações por parte do sistema. É por isso que eles recebem calmamente qualquer crítica ou acusação como o sistema tentando ajudá-los a avançar.

Eles não atribuem isso a um indivíduo específico, mas apenas ao sistema geral. Assim, as acusações que podem parecer um castigo para outra pessoa, para um Cabalista representam o material com o qual trabalhar até que seja experimentado como uma recompensa.

Pergunta: Como pode ser considerado uma recompensa quando uma pessoa é acusada ou envergonhada?

Resposta: Há muitos anos eu também fui criticado, acusado de enganar e desejar o poder. Mas eu entendo que essa crítica não vem de pessoas específicas que têm algum tipo de livre arbítrio, mas do sistema. Portanto, eu devo receber essa crítica para me sentir no exílio.

O comportamento delas é apropriado porque me ajudam em minha correção e, à medida que avanço rumo à correção, eu sinto essas manifestações negativas como positivas. E se eu as sinto como negativos, é só porque ainda não fui corrigido em minhas corretas qualidades internas.

Em outras palavras, as recompensas e os castigos a partir da percepção natural e egoísta são inteiramente opostos ao que é percebido pela pessoa que deseja avançar e, portanto, são relacionados acima de seu próprio egoísmo.

Por essa razão, as pessoas que querem se libertar de seu egoísmo, percebem todas as críticas negativas em relação a elas como um presente, que lhes são concedidos como uma oportunidade de se elevar e transformar castigos em recompensas porque isso significa que o sistema está prestando atenção nelas, de forma gentil e cuidadosa, como uma mãe criando um filho pequeno e ensinando-lhe bom comportamento.

Pergunta: Como uma mãe que dá comida saudável ao seu filho em vez de uma lata de refrigerante?

Resposta: Sim, receber golpes é muito saudável. Eles não devem desencadear resistência ou acusações defensivas, mas sim uma análise: o que especificamente está desencadeando isso, quais são essas qualidades, pensamentos e desejos em mim? Tudo isso eu preciso corrigir no lugar exato onde estou sofrendo o golpe.

Isso é exatamente o que eu preciso para sair do meu estado egoísta. Se eu sinto o golpe lá, significa que ainda há um cálculo de benefício pessoal e eu preciso subir para um cálculo do nível superior.

Pergunta: Mas você não quer receber uma reação positiva dos outros?

Resposta: Eu quero receber uma reação positiva como um indicador de que essa qualidade em mim atingiu a correção, não porque quero ver que os outros ao meu redor foram corrigidos. Está escrito: “Cada um julga de acordo com suas próprias falhas”, então, quando eu me corrigir, não experimentarei mais golpes. O sistema é construído de tal maneira que ninguém mais me criticará ou me acusará.

De KabTV “Nova Vida” 02/02/17