“Por Que Odiamos?”

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (Psychology Today): “Por que odiamos? Os motivos são complexos, mas seguem alguns dos fatores que podem desempenhar um papel para nos ajudar a entender o ódio e, com sorte, trabalhar pela mudança. … …

“De acordo com A.J. Marsden, professor assistente de psicologia e serviços humanos no Beacon College em Leesburg, Flórida, a razão pela qual odiamos é porque tememos coisas que são diferentes de nós.

“O pesquisador comportamental Patrick Wanis, cita a teoria “no grupo e fora do grupo”, que postula que, quando nos sentimos ameaçados por estranhos, nos movemos instintivamente para o nosso grupo – aqueles com quem nos identificamos – como um mecanismo de sobrevivência. Wanis explica: “O ódio é conduzido por duas emoções-chave, amor e agressão: o amor pelo “no grupo” – o grupo que é favorecido; e a agressão pelo “fora do grupo” – o grupo que é considerado como sendo diferente, perigoso e uma ameaça ao grupo. …

“De acordo com a psicóloga clínica Dana Harron, de Washington, DC, as coisas que as pessoas odeiam nos outros são as coisas que temem dentro de si mesmas. Ela sugere pensar no grupo ou na pessoa alvo como uma tela de filme na qual projetamos partes indesejadas do self (“eu”). A ideia é: “Eu não sou terrível; você é'”.

Pergunta: O que é o ódio do seu ponto de vista?

Resposta: O ódio é tudo o que não é benéfico para mim.

Por outro lado, essa é uma boa qualidade, porque com sua ajuda eu verifico o que mais preciso mudar em mim. O mundo inteiro é basicamente o Criador, que devo tratar com amor absoluto! E se eu trato algo com ódio, isso significa que não estou corrigido dentro de mim.

O ódio verdadeiro só é revelado no caminho do amor. Se eu avanço para amar corretamente, descubro o ódio por algo ou por alguém, e fica claro para mim o que devo corrigir em mim mesmo para alcançar o amor.

Os eventos atuais no mundo são a expressão de um grande ódio de todos e por todos. Esse é um refúgio natural, uma explosão da nossa natureza interior quando nos odiamos completamente. Nesse caso, apenas nossas qualidades negativas se manifestam, já que não temos qualidades positivas e só queremos usar uns aos outros.

Nosso egoísmo é o ódio e devemos corrigi-lo para que se torne amor. Isso é feito com a ajuda da conexão e da força especial da natureza que descobrimos.

Pergunta: Mas esse ódio que atualmente existe no mundo é revelado não no caminho do amor. É um ódio assim?

Resposta: Não, ele ainda surge no caminho do amor porque estamos no caminho da correção. Esse é apenas o período de reconhecimento do mal. Nós nos sentimos mal, mas ainda não compreendemos suas causas, consequências e o que fazer com isso.

Na verdade, o mal é a alavanca pela qual vamos transformar tudo e chegar ao bem.

Assim que reconhecermos o mal, a virada acontecerá. A sabedoria da Cabalá fala sobre isso. Ela nos diz como usar tudo isso na prática.

Portanto, venha, estude, e você verá um mundo diferente.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 13/03/17