“Para Que Ele Não Veja Coisa Desagradável Em Ti”

Laitman_049_03Torá, Deuteronômio, 23:14: Porquanto o Senhor teu Deus anda no meio de teu acampamento, para te livrar, e entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu acampamento será santo, para que Ele não veja coisa desagradável em ti, e se afaste de ti.

Há muitas leis na Torá que proíbem que a pessoa esteja nua. Durante o dia e a noite, ela deve estar coberta de roupas e se despir apenas quando entra na Mikva (a piscina para se banhar). No entanto, mesmo nisso, existem regras especiais.

Não se trata de estar limpo fisicamente, embora isso também importe. Isso significa que tudo deve estar em estrita conformidade com a ablução espiritual do corpo. “Corpo” é o desejo. Portanto, a Torá fala sobre a maneira de purificar o desejo de várias camadas impuras de intenções egoístas, de modo que os desejos tenham a intenção correta de doação e já possam ser usados.

Portanto, nos é dito para espremer todos os “excrementos” do desejo, enterrá-los no chão e lavar-se. Era preferível lavar e não limpar-se. Por sinal, essa lei permanece até hoje entre muitos povos asiáticos na Rússia e nos países do sul.

Muitas vezes, eu visitei Baku, no Azerbaijão, onde há um recipiente com água em cada banheiro. Isso é muito correto porque o que quer que corresponda à saúde espiritual também corresponde à saúde física.

Portanto, não podemos dizer que uma ação espiritual possa prejudicar o corpo físico. Por exemplo, nas nações que não se circuncidam, os homens são 20-30% mais propensos a ter câncer. Tudo está naturalmente conectado.

Pergunta: A Kashrut [o corpo de leis religiosas judaicas sobre a adequação dos alimentos, a aptidão ao uso de objetos rituais, etc.] é também benéfica para a saúde?

Resposta: Eu creio que a Kashrut é um benefício absoluto. Até agora, não podemos entender porque não temos conhecimento suficiente de por que é proibido comer animais artiodactyla (porcos, camelos e assim por diante), embora não haja nada nocivo neles do ponto de vista científico. No entanto, uma vez que esta é uma conseqüência da raiz espiritual, nós descobriremos o motivo desse fenômeno, se for necessário.

Tudo vem do mundo espiritual e, portanto, se você violar as proibições espirituais, isso tem conseqüências diretas e incorretas em nosso mundo.

Pergunta: Por que é proibido que uma pessoa esteja nua?

Resposta: Uma pessoa deve estar vestida o tempo todo, mesmo debaixo de um cobertor, porque a roupa simboliza a correção do corpo. Afinal, a roupa é uma casca, como uma tela.

O corpo representa o desejo que deveria ter uma tela. Portanto, algumas partes do corpo (desejo) podem ser expostas, e algumas devem ser cobertas. Uma capa necessária para alguns deles significa que deve haver uma tela para esses desejos da alma.

O rosto de uma pessoa está sempre exposto porque representa os as três Sefirot superiores e emite a luz de Hochma. No entanto, a cabeça deve, em princípio, ser coberta.

A Klipá tem uma pequena semelhança com os atributos espirituais. Na verdade, anteriormente, todos os homens amarravam um lenço na cabeça ou o cobriam com todo tipo de capas, como o talit. E mulheres as se vestiam em estilo oriental com tudo longo e fechado, mas branco, não preto.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 19/10/16