O Templo: O Centro Da Conexão

laitman_937Comentário: As escrituras descrevem como os sacrifícios eram feitos no Templo. Os chifres do boi que iam à frente eram cobertos de ouro.

Resposta: Em nosso mundo, há coisas que sugerem como uma pessoa deve embelezar o que lhe foi dado pela natureza para que ela se torne uma recompensa apropriada para o Criador.

O adorno é a intenção para os nossos desejos. Afinal, um boi, uma vaca, uma ovelha, frutos, bagas e tudo o que compõe a vida humana e é trazido para o Templo é dado à pessoa de cima. E o que ela acrescenta é o embelezamento, que fala da sua adição ao que é dado pelo Criador.

O mundo inteiro é dado pelo Criador. O que uma pessoa pode adicionar a ele? Suas intenções. Elas são descritas na Torá.

Comentário: As escrituras também dizem que quando você entra no Templo, deve ler Tehilim (Salmos).

Resposta: Todo habitante da Terra tinha que visitar o Templo três vezes por ano e trazer o primeiro fruto do trabalho lá. O templo era de tamanho pequeno, mas um grande número de pessoas passava por ele. Elas oravam, estudavam e comiam juntas, e depois iam para casa. Assim, tudo girava em torno do Templo.

Algumas costumavam trazer sacrifícios sob a forma de presentes, outras doavam dinheiro. Um certo número de horas era dedicado ao estudo, e uma pessoa saía com uma riqueza de conhecimento, isto é, limpa da sujeira diária. Ela continuava sua vida habitual, mas com a carga adicional que ganhou no Templo.

E o mais importante, as pessoas se sentavam juntas, cantando e tomando as refeições. Era um trabalho público especial durante o qual todos sentiam que estavam conectados com os demais, e quando saíam do Templo, naturalmente carregavam uma sensação de conexão.

Assim, o Templo era uma espécie de universidade popular para a conexão e educação, dando o entendimento correto do propósito para o qual nós existimos. Era um centro cultural e científico, o centro da conexão das pessoas entre si e com o Criador.

Foi a partir daí que a Torá, Nevi’im (Profetas), Ketuvim (Escritos Sagrados), Mishná, Talmude e tudo mais se espalharam. Eles foram gravados, trabalhados, estudados, e depois tudo isso foi com as pessoas para o exílio.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 11/09/16