Instruções De “A Última Geração”

laitman_533_01Pergunta: Ao ler o manuscrito do Baal HaSulam, A Última Geração, sentimos que há um tesouro nele – instruções sobre como construir a sociedade futura. Como podemos compreendê-lo corretamente para estudar e apresentá-lo a outras pessoas?

Resposta: O problema é que o Baal HaSulam escreveu esses manuscritos para si mesmo; eles não são muito sistematizados e se repetem em muitos aspectos. Ele fazia esboços ocasionais, mas não os organizou.

O Rabash disse que o Baal HaSulam ainda não considerava sua geração pronta para a correção, e, portanto, parou de escrever. Afinal, seu jornal estava fechado e proibido imprimir seus escritos.

Eu compreendo o seu desejo, mas você também deve me entender. Isso se baseia na Cabalá; eu posso dizer que essa é uma ciência totalmente prática! Embora pareça misticismo, onde certas SefirotPartzufim e mundos estão supostamente girando, esta é a ciência mais prática! Ela depende completamente do estado interno das pessoas que a estudam.

Portanto, não sei em que medida podemos desenvolver o tópico “A Última Geração”. Talvez, possamos fazê-lo de forma muito limitada, pois precisamos alcançar isso individualmente por nós mesmos. Vamos tentar fazer isso.

Eu entendo seu entusiasmo. Talvez ele possa nos ajudar. Mas você precisa entender que eu me levanto todas as manhãs, a qual começa para mim à meia-noite, e começo a estudar. Eu venho ao público sem saber em que nível a lição, a discussão ou as perguntas serão; não depende de mim.

Eu não consigo revelar mais do que a forma como sinto o desejo das pessoas, suas necessidades e a capacidade de absorver pelo menos parcialmente o material. Se elas podem absorver entre elas pelo menos dez por cento do que eu digo, isso significa que já posso falar e investir cem por cento. Caso contrário, não posso.

Portanto, apesar do seu forte desejo de descrever as instruções de “A Última Geração”, se o público não tiver tal desejo, acho difícil fazer isso.

Até agora não chegamos a isso. Mas eu sou um otimista, estou sempre pronto.

De KabTV “A Última Geração” 15/05/17

Comente