“De Seguir Exatamente As Instruções Dos Sacerdotes Levitas”

laitman_937Torá, Deuteronômio, 24:08: …. De seguir exatamente as instruções dos sacerdotes levitas…

Os sacerdotes (Cohanim) e os levitas estavam empenhados em ensinar, educar e servir a população. Eles não se sentavam e esperavam que as pessoas viessem receber uma benção; eles viajavam por todo o país, ensinando as pessoas a ler e a escrever.

Portanto, não havia pessoas analfabetas na nação de Israel. Como Moisés recebeu a Torá, todos foram obrigados a estudá-la. E os judeus receberam sua alfabetização de Abraão depois de terem saído da Babilônia.

A ausência de analfabetismo era o que distinguia os judeus de outros povos. Acreditava-se que um homem que não ensinava seu filho o transformava em um ladrão.

Todos tinham que saber que leis são descritas na Torá, como implementá-las e como interagir com outras pessoas. Os judeus estudavam o sistema judicial e o sistema tributário porque todos tinham que participar dele.

Além disso, eles tiveram que implementar as leis da Torá não só no nível interno, mas também no cotidiano: as leis da kashrut, o cultivo da terra, etc.

Os judeus conheciam a Torá, as Escrituras (Ketuvim), a Mishná e o Talmude de cor. Eles estavam dentro de cada um deles. Eles eram ensinados a pessoas sem livros- texto, porque apenas o Tanach (Torah, Neviim, Ketuvim) estava escrito em papel, e o resto não.

Este conhecimento era um código de vida diário para a pessoa, e eles sabiam como interagir com os outros. Portanto, o objetivo dos sacerdotes e dos levitas era educar a todos.

Com a idade de dois anos, uma criança aprendia o alfabeto com três anos – a ler a Torá e a Mishná, com cinco – aos nove já conhecia todas as leis e, aos 13 anos, tinha que saber tudo o que precisava para a vida.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 26/10/16

Comente