Convite Para Revelar A Torá

laitman_276_01Shavuot é o feriado da outorga e recepção da Torá. Este é um dia muito importante porque a Torá é tudo! A Torá é o sistema em que existimos, a “matriz” da qual não podemos sair. Está escrito em O Livro de Zohar que a Torá foi criada mesmo antes da criação do mundo. O Criador estava olhando para a Torá quando estava criando o mundo.

Nós precisamos entender o que isso significa. A Torá é um programa, um esquema de toda a realidade, uma máquina, graças ao qual esta realidade existe e se desenrola do início ao fim.

Em outras palavras, a Torá não é um livro que podemos puxar da prateleira, ler e entender, mas uma matriz, um mundo que a pessoa pode entrar e revelar o sistema de toda a realidade. Desta forma, é possível compreender como ele vive e se desenvolve, como nos controla, e como dependemos dele.

Ele também tem um elemento especial, chamado liberdade de escolha de uma pessoa, graças a qual podemos influenciar o nosso destino se quisermos receber a Torá. No entanto, por parte do sistema, a outorga da Torá sempre ocorre.

Isto é, o sistema é construído de tal forma que se realiza sem pedir a nossa concordância. Mas, ao mesmo tempo, nós podemos nos incluir nele, e em proporção à nossa conformidade com o sistema, nós começamos a estudá-lo, a entender e interagir com ele para dar e receber de acordo com suas leis. Então, através da nossa participação, somos ainda capazes de acelerar o desenvolvimento de toda a realidade, acrescentando as forças positivas que atuam no sistema da Torá.

A outorga da Torá significa que o sistema está pronto para que o conheçamos. E a recepção da Torá é a nossa entrada gradual no sistema através de 125 graus e sua conclusão por nossas ações positivas. Graças a isto, somos capazes de ser chamados de “um homem” e considerados como cumprindo a Torá.

As leis do sistema que aceitamos são chamadas de mandamentos. Na medida em que nos corrigimos, nos tornamos cada vez mais incluídos no sistema.

Inicialmente o nosso desejo de desfrutar é criado como oposto ao sistema, por isso não podemos influenciá-lo positivamente. Mas uma vez que corrigimos gradualmente os nossos 613 desejos em doação em prol da doação, e mais tarde, inclusive em recepção em prol da doação, nos tornamos os filhos da Torá.

Todo este enorme sistema esteve escondido de nós até agora, mas estamos nos aproximando dele. Nós recebemos a permissão, a concordância e o convite para nos aproximarmos e até mesmo para nos tornarmos incluídos e participarmos do trabalho do sistema. Embora ainda não tenhamos iniciado o verdadeiro trabalho, dia após dia damos passos que nos aproximam dele. Este é um grande negócio e um enorme privilégio.

Portanto, o feriado da Entrega da Torá é tão importante para nós; afinal de contas, nós celebramos a oportunidade que nos é dada de abordar o sistema da verdadeira realidade e de participar no trabalho da força chamada Criador, o sistema geral dos mundos superiores.

Que tenhamos êxito!

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/05/17, Shamati # 66 “A Entrega da Torá”