Renda Básica Para Todos

Laitman_419Nas Notícias (Independent): “Os candidatos presidenciais franceses apoiaram um plano para introduzir uma renda básica universal de € 750 (£ 655) por mês, que eles descreveram como uma tentativa de combater a ameaça de robôs que tomam mais de três milhões de empregos.

“Dois dos sete candidatos à liderança do Partido Socialista Francês propuseram a medida, em que todo cidadão Francês acima dos 18 anos receberia o pagamento mensal, independentemente do seu estado de emprego”.

Meu Comentário: É impossível introduzir uma renda básica em um país quando ele está conectado com o resto das nações da União Europeia. O que milhões de italianos, espanhóis, gregos, e todos os outros dizem? Como os povos das nações vizinhas se relacionariam com os seus governos se a França introduzisse uma renda básica para todos?

Pergunta: E se a União Europeia quebrasse, eles seriam capazes de introduzir uma lei como essa?

Resposta: Nesse caso, sim. Caso contrário, a possibilidade de influenciar o outro não pode ser descartada. “Eu não quero que você introduza uma renda básica porque não estou em uma posição para fazer isso. Então, eu vou colocar uma pedra no seu caminho”.

Pergunta: E o que dizer de uma pessoa que começasse a receber uma renda básica?

Resposta: O que aconteceria seria a deterioração natural. Se não obrigarmos a pessoa a fazer alguma coisa, então uma deterioração completa apareceria porque nossa natureza é egoísta. O ego aspira a um estado de tranquilidade ou um movimento direto, uniforme como toda a natureza. Isso é tudo, sem movimentos supérfluos e novos.

Este seria um estado de deterioração para a nação. Uma nação não seria capaz de fazer nada se não obrigasse as pessoas a sair de suas “tocas” e participar de eventos sérios que as movessem a frente e as desenvolvessem. Portanto, elas devem introduzir a formação e a educação integral e diversas atividades. Além disso, elas devem ser obrigadas. Se não, não restará nada da humanidade. Seria voltar ao nível da besta, dar às pessoas a possibilidade de se sentar em suas tocas e olhar de lá para a luz com os olhos vazios.

Pergunta: Então, é necessário introduzir uma renda básica ou não?

Resposta: É possível inseri-la com a condição de que empreguemos pessoas. Primeiro de tudo, é necessário introduzir um sistema estaria seriamente envolvido com a educação das pessoas e que as obrigaria. As condições devem ser definidas para receber uma renda básica: se uma pessoa estudar e estiver envolvida em um quadro especial onde trabalha sobre si mesma para construir um novo futuro, uma nova nação, uma nova sociedade, então ela merece uma renda básica. O trabalho físico pode ser feito por robôs.

Então, tudo vai começar a florescer. Como resultado da educação e formação, as necessidades das pessoas serão reduzidas ao mínimo, porque não haverá ganhos como tal. Gradualmente, a renda básica será obrigatória. Em princípio, apenas isto permanecerá porque nos próximos dez anos, todos os locais de trabalho serão ocupados por robôs. As pessoas já não precisarão perseguir novos excessos porque todo mundo vai ter certo rendimento regular. Talvez elas o recebam não em dinheiro, mas sob a forma de mercadorias, alimentos, roupas, utilização gratuita de eletricidade, recursos energéticos, e assim por diante. Ou seja, tudo vai ser mais ou menos reduzido à liquidação não pecuniária.

Em geral, este é um movimento em direção ao comunismo. Todo mundo vai ter uma renda básica e as pessoas vão começar a trabalhar na construção de uma sociedade livre, igualitária e unida. Este seria o trabalho das pessoas. Apenas uma pequena parte estaria comprometida com o desenvolvimento e construção de robôs e sua programação.

Robôs estão se tornando comuns hoje. Mesmo que eles pareçam os mesmos externamente, eles vão ser programados de forma diferente: uns vão soldar, outros colar, outros montar, estes prender, e assim por diante. Eu vi fábricas inteiras que foram construídas assim. Foi muito bonito!

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 18/01/16

Comente