Patriotismo Nacional

Laitman_200_02Pergunta: O Estado pode educar uma pessoa com o espírito do patriotismo nacionalista, do tipo na Coréia do Norte? Quais são suas implicações? O conceito não é um catalisador para o início das guerras mundiais?

Resposta: Certamente, o patriotismo nacional ou de qualquer outro tipo de patriotismo é contrário à convergência mútua entre todas as pessoas e nações e, portanto, constitui um movimento negativo.

O mundo está em um estado onde não pode mais acolher o patriotismo intolerante (tacanho). A humanidade está se movendo em direção à unidade geral não porque é isso que ela quer, mas porque é assim que as forças da natureza a estão desenvolvendo. Opor a isso é como dar um tiro no pé.

Não vamos nos envolver em patriotismo intolerante; só sofreremos com isso. Nós vemos que todos os que andarem de forma arrogante com seus narizes empinados, em última instância, serão sujeitos a várias restrições, e ninguém vai querer se conectar com eles.

Portanto, devemos aceitar a priori que nosso grande mundo é integral. É uma “pequena aldeia” em que tudo está interligado. Não há lugar para o individualismo intolerante porque uma pessoa não pode fazer bem para si mesma à custa dos outros e vice-versa, porque isso vai agir como um bumerangue contra ela. Nós temos visto isso, e mais de uma vez, ao longo do século XX.

Da Lição de Cabalá em Russo 08/01/17