“Para Que Ele Durma Na Sua Roupa”

laitman_625_05Torá, Deuteronômio, 24:12 – 24:13: Porém, se for homem pobre, não te deitarás com o seu penhor. Em se pondo o sol, sem falta lhe restituirás o penhor; para que ele durma na sua roupa …

A roupa, a vestimenta da alma, é uma restrição, uma tela (Masach), e a Luz de Retorno que é onde você recebe a alma. Sem a roupa, você não pode senti-la dentro de si mesmo.

Os ricos e pobres são dois Partzufim, superior e inferior. O preenchimento do pobre (inferior) depende do rico (superior) que é obrigado a dar tudo ao inferior para o preenchimento da alma. Isso significa “restituir o penhor”.

Se o superior tem uma tela que ele deve transferir ao inferior, ele não tem o direito de atrasá-la, especialmente à noite, porque senão o inferior vai ficar no escuro sem os meios para lidar com a escuridão, ou seja, em um desejo egoísta. O superior deve cuidar dele, porque ele tem a tela que pode transferir ao inferior. Essa tela é chamada de roupa (vestimenta).

Está escrito: “Em se pondo o sol, sem falta lhe restituirás o penhor; para que ele durma na sua roupa”, em outras palavras, para que ele tivesse proteção contra o egoísmo.

Do ponto de vista material, isso pode ser interpretado como se a pessoa devesse dormir vestida com roupas. Na verdade, mesmo de acordo com a Torá, você deve mudar para a noite em algum tipo de abrigo, por exemplo, sob o cobertor, porque, como raízes e ramos, sem roupas você fica nu.

Do ponto de vista espiritual, “nu” é um estado interior quando você perde a roupa e a Luz Interna e a alma desaparece de você imediatamente. Você se torna alimento para as Klipot (desejos impuros). Todos os seus desejos se tornam imediatamente egoístas.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 31/10/16