Nós Temos Proteção De Cima, Parte 7

Dr. Michael LaitmanExistem dois níveis de conexão com o sistema de governo superior. No nível ordinário, uma pessoa não pode afetar independentemente o sistema superior de forma alguma; ela age nele instintivamente. O sistema exerce uma influência sobre ela de cima e ela reage instintivamente a essa influência, estando conectada ao sistema de inúmeras maneiras.

No entanto, é possível um nível maior de conexão com o sistema de governo superior, e os Cabalistas o têm. E não são necessários objetos ou ações externas para isso, porque este é um processo interno, experimentado pelo indivíduo.

Pergunta: Ainda assim, as tradições do judaísmo não são apenas ações externas. Elas não têm raízes mais profundas?

Resposta: Os mandamentos têm raízes, mas as ações físicas reais não possuem poder espiritual. Não devemos acreditar que a força superior está contida na mezuzah. A mezuzah simboliza essa força e nos ajuda a aprender sobre ela. Ela nos demonstra que certa força chamada “mezuzah“, que guarda o “lar”, existe na natureza. E o que chamamos de “lar” é a alma. E é assim que chegamos a entender que há uma “alma” e dentro dela, há uma “mezuzah“. Desta forma, somos apresentados aos conceitos espirituais.

Não há divindade na mezuzah física real pregada na porta. Ela apenas aponta para uma força no mundo espiritual, para um papel particular do Criador em relação às almas. Toda sua divindade está contida nesse entendimento. Em nosso mundo não há divindade. A mezuzah é um símbolo apontando para o fato de que se eu construir a minha alma, dentro dela haverá um poder de proteção particular chamado “mezuzah“.

Pergunta: O que significa construir a alma?

Resposta: Construir a alma significa realizar a correção: a restrição do desejo, a tela e a Luz Refletida. Para isso eu preciso da conexão com os outros, para que possamos ser pelo menos dez, um “Minyan” (um grupo de dez), e no tipo certo de conexão entre nós, construímos a alma, a “casa”.

Todos os mandamentos deste mundo são apenas simbólicos. A prova disto é Abraão, que destruiu todos os símbolos porque as pessoas começaram a atribuir poderes espirituais a eles e a adorá-los como ídolos.

Mas, na realidade, esses objetos apenas simbolizam ações espirituais que a pessoa é obrigada a realizar: construir uma conexão com os outros acima do egoísmo pessoal de cada um, a fim de criar nessa conexão um lugar para a revelação da força superior de doação e amor que habita entre eles. Este é o ponto da ação espiritual: conectar-se com os outros acima do egoísmo pessoal. Isso é chamado de amor.

Pergunta: Se eu executar tal ação, conectando-me com outros, vou atrair alguma força que vai me proteger?

Resposta: Claro! Mas você não vai mais pensar nisso porque vai adquirir o poder de amor e todos os seus objetivos serão direcionados para ajudar os outros, a fim de “viver” dentro deles e fornecer-lhes tudo o que precisam. Isto é o que é chamado de “ama o próximo como a ti mesmo”, quando você está pronto para dar-lhe o seu único travesseiro. Só essa força nos protege na vida, não há outra proteção.

De KabTV “Nova Vida # 819”, 26/01/17