Não Há Nada Supérfluo No Mundo

laitman_561Torá, Deuteronômio, 23:04: … Eles [o povo de Moabe] contrataram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, em Aram Naharaim (Mesopotâmia), para te amaldiçoar.

Pergunta: Balaão foi contratado pelos amonitas e moabitas (os desejos que não podem ser corrigidos), a fim de amaldiçoar Israel. No entanto, ao mesmo tempo, o povo de Israel já estava indo para o Criador. É possível associar isso ao Israel atual, que ainda precisa ser forçado a seguir em frente?

Resposta: Não podemos nos comparar com o Israel que uma vez estava subindo a escada espiritual. Afinal, esse é o movimento através de um deserto espiritual interno.

Balaão é um profeta que tem conexão com o Criador. Ele entende o que é Israel e age natural e claramente de acordo com o comando do Criador, como tudo o mais no mundo. Portanto, nós precisamos respeitar essa força mesmo do lado oposto, ou seja, do lado das forças impuras. Embora do lado negativo, Balaão represente a força através da qual o Criador governa o mundo. Isso significa que Ele governa o mundo exatamente através de nossos desejos impuros, a fim de puxar da espiritualidade a pessoa “pela orelha”.

Ela resiste, quer alcançar a espiritualidade, mas é arrastada cada vez mais. Então, quando sua “orelha” é esticada ao limite, ela é de repente liberada e voa diretamente para a espiritualidade. Isso é útil.

Este é precisamente o trabalho de Balaão. Ele intencionalmente incita a pessoa a criticar, a pensar que tudo não é do jeito que é, e assim por diante. A linha esquerda deve existir em paralelo com a linha direita e, entre elas, nós construímos a análise e a síntese de todos os estados possíveis através dos quais começamos a entender como o universo está organizado.

Pergunta: Isso significa que Balaão em uma pessoa a faz avançar ainda mais rápido?

Resposta: Provavelmente não mais rápido, mas este é um estado necessário em uma pessoa, quando ela nega o Criador, quer se rebelar contra Ele, e não quer considerar nada, o egoísmo nela se eleva tanto que ela quer governar o mundo inteiro. Isso acontece com toda pessoa.

Aqui trata-se das mesmas ações nos níveis mais elevados. Portanto, a força de Balaão é necessária para a correta análise de todo o caminho.

Nada de supérfluo foi criado no mundo, tudo depende apenas do quanto vamos trabalhar corretamente com essas forças. Tudo é apenas para o nosso avanço correto. Assim, é necessário eliminar a intenção dos desejos chamados amonitas e moabitas (isto é, para si mesmo), e os próprios desejos de começar a corrigir a doação.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 19/10/16