Epílogo Ao Dia Em Memória Do Holocausto, Parte 5

laitman_431_05Pergunta: Por que um evento tão trágico, de escala sem precedentes, que causou a morte de seis milhões de pessoas, aconteceu na Alemanha? Como isso pôde acontecer?

Resposta: Isso aconteceu porque nós tínhamos evoluído para um estado em que tivemos que nos reconstruir a partir da quebra para corrigir a nós mesmos e toda a humanidade. Mas não estávamos fazendo isso, e como resultado, explosões individuais de ódio se concentraram em um golpe global tão severo.

Se um pequeno fusível explodir e eu não o substituir, um grande sistema vai queimar. Se eu não o corrijo, toda a rede queima. E eu me pergunto como isso pode ser? Um pequeno fusível quebrou, e de repente, tudo queimou?

Pergunta: Se o Holocausto fosse o resultado legítimo do desenvolvimento de acordo com as leis da natureza, por que ele terminou, mesmo que o povo de Israel não tenha começado a implementar o método de Baal HaSulam?

Resposta: Nós tínhamos que intervir no trabalho das leis da natureza e compensá-lo com o nosso próprio trabalho. Não o fizemos, então o Holocausto explodiu. Este estágio se realizou nesta forma e expirou.

Não cumprimos a correção que precisava ser cumprida nos anos 30 e 40. Baal HaSulam chamou todos os judeus da Polônia para irem a Israel, mas eles não o ouviram. Eles ficaram onde estavam e todos morreram.

A correção que se supunha ser feita não foi realizada voluntariamente de uma boa maneira e, portanto, foi realizada como o Holocausto pelas Gevurot (julgamento) em vez de Hassadim (misericórdia). Esse foi o fim do palco, e agora estamos em outro estágio, que está em processo de desenvolvimento.

Hoje temos novamente a oportunidade falada por Baal HaSulam; podemos construir a sociedade corrigida e dar um exemplo ao mundo na terra de Israel, no Estado de Israel. Afinal, quem é “Israel”? É o povo que deve servir como exemplo para toda a humanidade, porque o povo de Israel consiste em duas partes: os desejos das nações do mundo e a centelha.

De todos os babilônios antigos, isto é, de toda a humanidade, Abraão escolheu apenas aqueles que tinham centelhas de luz no interior, e os reuniu em um grupo. Portanto, em cada judeu há uma parte que se relaciona com as nações do mundo, e uma centelha. Isso significa que o povo de Israel originalmente consistia de representantes de todas as nações do mundo.

Dentro de Israel há todas as 70 nações. Isto é, agora ele representa uma mini-humanidade, que inclui representantes de todas as nações e uma centelha. Se juntarmos todas essas centelhas, podemos avançar rumo ao Criador. Se desistimos dessas centelhas, elas se escondem dentro das 70 nações do mundo, que estão dentro de Israel, e os judeus se tornam tão egoístas quanto todos os outros e ainda piores.

Afinal, as centelhas despertam ainda mais desejos egoístas dentro de nós do que nas nações do mundo. Isso é exatamente o que está acontecendo agora. Mas temos a oportunidade de usar as centelhas e trazer correção para o mundo.

Da 2ª parte da  Lição Diária de Cabalá 24/04/17, Lição sobre o Tópico: “Dia Em Memória Do Holocausto”