Epílogo Ao Dia Em Memória Do Holocausto, Parte 2

laitman_293Pergunta: À medida que a humanidade se desenvolve, por que o ódio e o antissemitismo crescem cada vez mais?

Resposta: À medida que nos desenvolvemos, a quebra no sistema da alma comum é cada vez mais revelada, aparecem as partes quebradas e elas devem ser corrigidas na ordem da mais fácil para a mais complexa.

A ordem de correção é tal que, devido às correções mais simples, nós podemos avançar para as complexas. Isso é visto ao longo da história do desenvolvimento humano.

Pergunta: E para conseguir a correção, por que era necessário dividir em duas partes: Israel e as nações do mundo?

Resposta: É nesta ordem que os desejos são determinados. Essa é a lei da natureza; os Cabalistas apenas nos explicam isso, como qualquer fenômeno natural. No início da criação, havia apenas um desejo comum cheio de luz.

Mas em certo estágio de desenvolvimento, ocorreu a quebra: primeiro no sistema externo, e depois no primeiro homem, Adão, e isso é chamado de sua queda, quando ele era incapaz de receber a Luz em prol da doação.

Um desejo, criado pelo Criador, quebrou e se dividiu em muitas partes. Mas restaram centelhas de Luz, os fragmentos da tela anti-egoísta que existiam antes. Estas centelhas de Luz Refletida existem em cada desejo individual.

O desejo comum de desfrutar foi dividido em níveis, chamados Sefirot, de acordo com como cada camada se manifestava em relação à Luz, com diferentes forças de adesão e equivalência. E quando a tela quebrou, em outras palavras, quando a força de resistência ao egoísmo quebrou, a Luz superior desapareceu do desejo na medida em que eles deixaram de ser semelhantes em propriedades. Mas em cada desejo, uma centelha permaneceu, uma pequena luz de fundo.

Em deficiências mais sutis, as centelhas se manifestam e começam a ser sentidas em primeiro lugar, e assim houve pessoas que sentiram essas centelhas na antiga Babilônia com a primeira crise da humanidade. Destas, o grupo que Abraão chamou de Israel (Yashar-El, direto ao Criador) foi reunido.

E todos os outros babilônios ainda não sentiam essas centelhas e, portanto, não buscaram correção. Eles não entenderam o método de Abraão, que era o método de tal unificação que o amor cobre todos os crimes. É impossível compreender como é possível combinar crime e amor, dois opostos, quando não há duas forças opostas no homem: o desejo de desfrutar e a centelha da Luz.

Portanto, os babilônios não puderam perceber a técnica de Abraão e permaneceram com suas próprias técnicas. De tudo isso, a Babilônia, a parte que pertence às nações do mundo, foi formada. E aqueles que sentiram uma centelha neles compreenderam o método de Abraão e a meta para a qual ele liderou a humanidade. Ela estava perto deles, então eles o seguiram.

Desde então, o mundo foi dividido em duas partes, e a parte inferior (que se refere ao corpo, as nações do mundo), depende da parte superior (a cabeça, Israel). E essa relação permanece até o final da criação, depois da qual todos se fundem em um todo. Mas, por enquanto, no período de correção, há uma grande diferença entre essas duas partes: uma delas definindo, e a segunda, recebe o que já está pronto.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/04/17, Lição sobre Tópico: “Dia em Memória do Holocausto”