Vingança, A Derrota Do Egoísmo

Laitman_155Pergunta: De onde vem o sentimento de vingança em uma pessoa?

Resposta: O sentimento de vingança vem como resultado de uma derrota muito difícil do ego, um ego que experimenta uma humilhação. Em tal situação, a pessoa está pronta para fazer qualquer coisa; ela não tem outra escolha. Uma situação em que você insulta o ponto mais central de meu ego, se você me mostra que eu sou zero, e não me deixa uma oportunidade de existir, esse sentimento desperta um sentimento de vingança em mim.

Se eu pensava que era superior e você me “empurra” para fora desse pedestal, mostrando-me que não sou nada, então uma reação extrema é formada em mim em relação ao fator que produziu essa emoção em mim. Em tal situação, eu não estou apenas pronto para matar, queimar e pisar, mas também quero que esse fator desapareça deste mundo, de qualquer forma!

Pergunta: É possível despertar uma emoção como essa em um Cabalista?

Resposta: Certamente, os Cabalistas experimentam emoções muito mais agudamente do que outros. No entanto, os Cabalistas entendem que esses sentimentos vêm do Criador e somente para que a pessoa se volte a Ele.

Pergunta: Em uma situação humilhante, a pessoa comum se vingará. O que um Cabalista faria?

Resposta: O Cabalista se corrigirá até alcançar um estado em que essa emoção não será sentida como humilhação nele nem mesmo um pouco, porque esse sentimento vem do Criador e não de qualquer outra pessoa. Isto é porque “Não há outro além Dele” (Deuteronômio 4:35).

Pergunta: Por que entre alguns povos, a vingança é elevada à categoria de tradição e passa de geração em geração, enquanto que entre outros povos isso não é assim?

Resposta: Isso está relacionado à educação e ao período em que eles estão vivendo. Houve períodos em que um “feudo de sangue” era um costume muito difundido. Era impossível tolerar a derrota, e apenas um duelo poderia apagar esses sentimentos.

Em toda a história da humanidade, houve muitos períodos em que uma pessoa que sentia grande humilhação calculava como proceder. Hoje, o egoísmo tornou-se tão grande que criou mecanismos especiais de proteção. Caso contrário, em cada buzinada de um carro passando, veríamos os motoristas disparando um no outro.

Hoje, um Cabalista não se relaciona com insultos, perdoar ou tomar ações em resposta a um insulto. Basicamente, não devemos levá-la a sério para não nos sentirmos humilhados, embora, de fato, a vida seja uma imensa fonte de humilhação.

Da Lição de Cabalá em Russo 21/08/16