Um Rim Para Uma Criança

laitman_600_02Pergunta do Facebook: Se uma pessoa deu o seu rim para o seu filho, é egoísmo? Ela pensa em si mesma? Se for, eu gostaria que existissem mais egoístas abnegados como esse no mundo…

Resposta: Se estamos falando de um pai e um filho e não há outra maneira de curar o filho, então o pai certamente vai dar o seu rim.

Do ponto de vista da Cabalá, isso não é considerado um ato altruísta, porque todas as ações que estão no nível do mundo material são egoístas. Não importa quão maravilhosas possam parecer, elas não vão além do nosso mundo e não têm nenhuma relação com a qualidade espiritual da doação. E dentro do nosso mundo, é claro, elas podem ser divididas em diferentes níveis.

Pergunta: Se falamos sobre este mundo, você tem um sentimento que, digamos, tal e tal pessoa é amável, fez uma coisa boa, e assim por diante?

Resposta: Eu não vejo isso. Afinal, se falamos da estrutura geral do universo, qualquer ação é avaliada apenas quando se aproxima do objetivo da criação. Portanto, ações boas ou más em nosso mundo e no mundo superior são vistas de forma diferente.

É um sistema completamente diferente no mundo superior; todas as ações são avaliadas de forma diferente. Talvez em nosso mundo alguma ação pareça muito cruel, mas, no mundo espiritual, tem sua própria bela continuação. E vice-versa.

Pergunta: Como Cabalista, o que você considera uma boa ação?

Resposta: Somente aquilo que atrai a humanidade ao seu bom fim.

Pergunta: Mesmo que isso aconteça por meio de sofrimentos?

Resposta: Não é sofrimento se nos aproxima da meta. Se não, então estamos sendo empurrados pelos sofrimentos.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 01/03/17

Comente