Pessach É O Aniversário Da Nação

laitman_749_01Pergunta: De onde vem a tradição de ter uma refeição especial na primeira noite de Pessach (Seder) e o que ela significa?

Resposta: A refeição de Pessach é uma bela tradição que simboliza o maior marco na história do povo de Israel, o nascimento da nação. Tudo o que havia antes disso, podemos chamar de estado de um embrião.

Isso pode ser comparado à gota de sêmen que entra no útero, em um lugar correto e seguro, onde começa a se desenvolver. Durante nove meses de gravidez, ele sofre vários estágios de crescimento até que, de repente, começa a se sentir não muito confortável.

O mesmo lugar que era tão seguro, bom, e que protegia o embrião que estava se desenvolvendo a partir da gota de sêmen, de repente, se torna ameaçador, pressionando, desejando empurrá-lo para fora de si mesmo, rebelando-se contra ele.

O mesmo aconteceu com o povo de Israel no Egito. No início, quando os judeus desceram ao Egito, tudo era bom e maravilhoso, os chamados sete anos de saciedade. No entanto, sua condição começou a se deteriorar rapidamente; a tensão e a ameaça começaram a crescer rapidamente. E eles não sabiam para onde e como fugir disso.

É assim que um embrião se sente no útero antes do nascimento, e é assim que os judeus se sentiram no exílio egípcio de acordo com o que a Torá diz. Hoje, nós sentimos a mesma coisa no mundo moderno, quando a natureza se torna tão hostil e ameaçadora para nós. A humanidade vem se desenvolvendo o tempo todo, mas hoje em dia nós sentimos pela primeira vez que chegamos a um beco sem saída e não temos para onde nos desenvolver.

A natureza como se começasse a nos apertar em um anel. Nós estamos trancados nesta Terra com uma ecologia envenenada e não conseguimos encontrar um lugar para nós mesmos. Estes processos são muito semelhantes: o desenvolvimento de um embrião, a história do desenvolvimento do povo de Israel, e a evolução do mundo inteiro.

Muitas pessoas seculares que não celebram nenhum feriado judaico, celebram o Seder de Pessach porque ele nos une dentro de cada família e como um povo. Juntos nós celebramos o aniversário da nossa nação.

De KabTV “Nova Vida” 12/04/16

Comente