Perto Do Ponto De Escolha

760_4Pergunta: O que a sabedoria da Cabalá diz sobre o conceito de liberdade de escolha?

Resposta: A liberdade de escolha é o mesmo ponto que atrai uma pessoa à sabedoria da Cabalá, para determinar se ela tem liberdade de escolha ou não.

Se uma pessoa não tem liberdade de escolha, ela vive em silêncio, confortavelmente, mantendo-se ao máximo longe de problemas para o resto de sua vida. Mas se ela tem liberdade de escolha, o que é isso? Em relação a quê? Em que contexto?

A sabedoria da Cabalá explica que, em princípio, a liberdade de escolha está relacionada com o comportamento de uma pessoa. Uma pessoa em nosso mundo deve atingir um estado particular, o que significa que deve gradualmente descobrir seu potencial interior no mundo espiritual, que é desconhecido para ela e, por enquanto, não é sentido por ela.

É possível descobrir o mundo espiritual de duas maneiras: de forma natural, quando a vida nos obriga a fazer isso ou quando a pessoa anseia em avançar por si mesma, de forma voluntária. Uma dualidade é criada: ou a pessoa age de forma independente ou espera até que a natureza a empurre por trás, “com uma vara rumo à felicidade”.

A sabedoria da Cabalá diz que todos nós avançamos impulsionados pela natureza. Mas se uma pessoa se esforça, pode apressar o processo de modo que este seja exitoso e agradável.

A liberdade de escolha equivale a escolher como alcançar o objetivo predeterminado pela natureza. O objetivo em si será alcançado de qualquer forma: de livre escolha ou por coerção. Em última análise, a pessoa não tem liberdade de escolha.

Pergunta: Em que fase a liberdade de escolha surge para uma pessoa?

Resposta: Ela surge depois que a pessoa termina o seu desenvolvimento nos níveis inanimado, vegetal e animal e se transforma de um macaco em um Adão (ser humano). Por milhares de anos de evolução, sistemas começaram a ser desenvolvidos nos quais uma pessoa poderia usar a liberdade de escolha.

Isso deve aparecer em uma pessoa como uma dualidade: há um desejo que pertence ao nível seguinte, o mundo superior e o estado em que ela existe em seu nível mais baixo.

A liberdade de escolha aparece então dentro dela: ou ela se desenvolve de acordo com o que é chamado o ponto no coração (um desejo pelo próximo nível superior), ou ela permanece em seu próprio nível.

Da Lição de Cabalá em Russo 25/12/16