Onde Está Meu Livre Arbítrio?

laitman_934Baal HaSulam “A Liberdade”: Então, diga-me, onde está o meu livre arbítrio?

Por outro lado, se assumirmos que não há liberdade, então nós somos como máquinas, criadas e operadas por de forças externas, que nos obrigam a agir dessa maneira.

Isso significa que estamos todos encarcerados na prisão da Providência, que, usando essas duas correntes, prazer e dor, nos empurra e nos puxa conforme a sua vontade, para onde julga conveniente. Acontece que não há nada como o egoísmo no mundo.

Em nosso mundo, uma pessoa não tem nenhum livre arbítrio, a natureza a controla completamente. Ela representa certo conjunto de desejos e, portanto, provoca algumas influências positivas e negativas.

Assim, o livre arbítrio surge em uma pessoa somente quando ela pode fazer uma restrição (Tzimtzum) em seus desejos.

Neste caso, a Luz superior começa a influenciá-la; ela eleva a pessoa acima de sua natureza e esta já pode trabalhar na qualidade de doação, ou seja, totalmente altruísta, sem qualquer necessidade de perseguir quaisquer metas e benefícios pessoais.

Isso já é uma qualidade espiritual que aparece em nós apenas devido à influência da Luz superior, e ela vem e instiga essa habilidade em nós somente se a atrairmos corretamente. Isso significa que estamos em um círculo com amigos, estudamos textos Cabalísticos e tentamos trabalhar constantemente na conexão entre nós.

Da Lição de Cabalá em Russo 18/12/16