O Trabalho De Uma Pessoa E O Trabalho Do Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o trabalho interno de uma pessoa, o trabalho da alma?

Resposta: Os Cabalistas chamam de trabalho os esforços contra o seu desejo.

Digamos que eu quero me deitar, mas apesar disso me levanto e vou para o trabalho. Em nosso mundo, isso é o que chamamos de fazer um esforço. Mas nós nos esquecemos que se eu me levantar e ir trabalhar, essa já é a minha vontade. Isso significa que eu superei meu desejo de me deitar no sofá e assistir futebol e decidi que seria melhor ir trabalhar e ganhar dinheiro. Caso contrário, eu não teria sido capaz de me levantar e partir para o trabalho para desperdiçar minha energia lá. Mesmo por superação, eu ainda assim usei meu desejo.

Isto é, eu troco um desejo por outro porque vejo isso como um benefício claro. Este é o trabalho físico em nosso mundo, o trabalho que todo mundo executa: atletas, artistas, trabalhadores, não importa quem e como. Se uma pessoa pode superar a si mesma e realizar alguma coisa, é o seu trabalho material e físico. E se não puder? Aborde com um chicote e ela vai querer.

Em outras palavras, se ao se envergonhar, condenar, infligir sofrimento ou afetar uma pessoa de qualquer outra forma é possível mudar seu desejo e forçá-la a realizar uma determinada atividade, isso é chamado de obra do nosso mundo. No final, ela vai querer fazer o trabalho para evitar o sofrimento.

Por definição, o trabalho espiritual é impossível de realizar. Uma pessoa, de forma inata, não pode fazê-lo por si mesma porque a Luz superior ou o Criador faz isso por ela. É por isso que este trabalho é chamado de trabalho do Criador.

A verdade é que eu tenho que pedir ao Criador para realizar este trabalho para mim, ou seja, que meus pedidos e súplicas sejam a preparação para Ele me corrigir – este é meu trabalho.

Ele tem que executar o trabalho porque a propriedade de doação absoluta e amor são completamente inexistentes no âmbito da minha natureza. E, de acordo com o modo como sou criado, não sou capaz de realizar a obra espiritual.

É por isso que tenho que persuadir a Luz superior que realmente quero que ela faça isso em meu nome. Então, por que esse trabalho seria escrito em meu nome? Porque eu consegui persuadir o Criador. Eu fiz tudo para que isso acontecesse e é por isso que ele é considerado meu trabalho, embora seja chamado de “obra do Criador”. Isso significa que Ele executa, mas eu rogo e imploro para que isso aconteça.

Essa é a única possibilidade para o livre arbítrio de uma pessoa em nosso mundo, em nossa condição.

Da Lição em Russo 18/12/16

Comente