O Que É O Ódio?

laitman_570Pergunta do Facebook: O que é o ódio?

Resposta: Amor e ódio são forças que conduzem a pessoa e gerenciam o mundo. O que eu sofro me faz odiar a fonte de sofrimento. O que eu gosto me faz amar a fonte de prazer. É assim que essas forças são expressas em nosso egoísmo. Eu aprecio tudo apenas de acordo se me sinto bem ou mal, como resultado de tudo o que encontro, como resultado da satisfação.

Comentário: A pessoa se sente normalmente intimidada e abalada com a palavra “ódio” e a considera como uma situação muito extrema como guerra ou assassinato.

Minha Resposta: A pessoa tem que subir um pouco até o nível filosófico, porque somos parte da natureza na qual existem dois sentimentos, amor e ódio, ou dor e prazer, que constantemente nos gerenciam, e se não fosse por esses dois fenômenos opostos, não seríamos capazes de existir. Nós não seríamos capazes de sentir a vida se não fosse pela sensação constante de amor e ódio.

Pergunta: Por que você diz que o verdadeiro ódio existe apenas na maneira de amar?

Resposta: Porque é para isso que ele se destina. Se o nosso desejo de desfrutar não é preenchido, nós sofremos, e se ele é preenchido, nós desfrutamos. É nisso que tudo se baseia.

É muito simples: há uma pequena célula e se nós não a preenchemos, ela sofre e odeia a fonte que não a preenche. Ela quer mudá-la, convertê-la e destruí-la, contanto que não sofra. Mas se emergir uma fonte que a preenche, então a atitude em relação a isso é chamada de amor.

Não há nada além disso.

No entanto, ainda existem vários sistemas de memória e de restauração, que constroem as relações entre nós.

Pergunta: Isso significa que nós sentimos constantemente amor e ódio pelo Criador?

Resposta: Tudo o que nós sentimos no mundo corpóreo é o que sentimos pelo Criador Porque não há outro além Dele. Tudo à nossa volta são revelações Dele no que diz respeito a nós. Ele nos envia um sentimento de sofrimento ou prazer em relação ao que sentimos, ódio, repulsa, ou o oposto, atração e amor.

Pergunta: Se nós odiamos alguém, isso significa que odiamos o Criador?

Resposta: Claro, porque não há outro além Dele. Ele é quem organiza tudo para nós; todos os nossos cálculos devem ser feitos apenas com o Criador.

Se uma pessoa começa a focar apenas no próprio Criador e entende que somente Ele existe diante dela, tudo será tranquilo e bom, já que ela sabe como gerenciar suas relações com o Criador. Ela sabe o que tem que fazer para que o Criador seja sentido como bom, gratificante, amoroso e gentil com relação a ela. É disso que trata a sabedoria da Cabalá.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 18/01/16