O Ciclo De Cálculos E Benefícios

laitman_610_1Pergunta: O trabalho espiritual é a supressão de um desejo egoísta por outro?

Resposta: Que tipo de trabalho espiritual é esse? Você muda um desejo por outro como se estivesse no mercado, isso é tudo.

Por exemplo, eu queria deitar no sofá e assistir futebol. E a esposa diz: “Vá para o mercado e compre batatas”. Eu penso no que é melhor para mim: assistir ao jogo de futebol ou ir comprar batatas.

Se eu não for ao mercado, os filhos ficarão famintos, a esposa fará uma cena, e isso vai me custar mais. Eu faço um cálculo: é melhor eu pular um jogo de futebol e ir comprar batatas.

Não pode haver cálculos altruístas em nosso mundo. Os impulsos mais elevados do homem são inteiramente egoístas.

Pergunta: O que significa engajar-se no trabalho espiritual sem um cálculo egoísta? Você pode dar um exemplo?

Resposta: Em nosso mundo não há tal exemplo.

Digamos que eu transferi parte do meu salário para combater a fome na África. Ninguém sabe disso. E os povos de África não sabem que recebem isso de mim, eu nunca os conhecerei, e apenas transferi o dinheiro. Então por que eu fiz isso? Onde eu consegui energia e desejo para fazer isso?

A questão é que, se nós somos apenas o desejo egoísta de desfrutar, então obtemos algum tipo de prazer de nossas ações; caso contrário, eu não teria forças para fazer um único movimento. O átomo não poderia girar, as moléculas e os elétrons não poderiam circular em nosso corpo se não víssemos os benefícios diante de nós.

E quanto mais intangível for este benefício, por exemplo, um benefício psicológico ou romântico, mais energia ele pode nos dar. Por exemplo, para ganhar a minha comida e ter um bom jantar, eu posso passar um dia, mas para ganhar o amor ou me vingar de alguém, estou pronto para passar a minha vida inteira. Ou seja, já existe um cálculo relativo aos desejos. “Amor e fome governam o mundo”.

Pergunta: O que motiva uma pessoa na espiritualidade?

Resposta: Também o amor e a fome, apenas o cálculo é diferente: eu mudo a importância do amor por mim mesmo mim para os outros – para toda a humanidade. Isso me dá a oportunidade de experimentar o Criador, de ser como Ele.

Da Lição em Russo 18/12/17

Comente