Não Confunda Espírito E Matéria

laitman_625_03Pergunta: Se cada coisa corpórea tem uma raiz espiritual, a minha família não foi dada a mim por acaso. Se o Criador existe, isso significa que eu deveria revelá-Lo aqui, na família?

Resposta: Existem componentes corpóreos e espirituais.

O componente corpóreo é a família, e você deve viver dentro desta estrutura e cuidar dela. E o outro componente pertence somente ao espiritual, o que significa à alma. Não devemos confundir os dois.

Em nosso mundo, eu tenho que cuidar dos filhos, esposa, parentes e pais, mas isso não tem nada a ver com a minha alma. É como diz a Torá: “Portanto, um homem deve deixar seu pai e sua mãe e se unir à sua mulher”.

Pergunta: Como podemos examinar as relações na família apenas como animais? Se as pessoas verdadeiramente discutem e resolvem diferentes problemas espirituais na família e escutam as opiniões de seus parentes, isso também é uma inclinação corporal?

Resposta: Existem diferentes famílias, dependendo do que elas discutem e o que pensam. Isso é problema seu. Eu não rejeito a família, mas creio que as decisões familiares, mesmo as mais graves, não têm nada a ver com a espiritualidade.

Comentário: Temos dito que as boas relações entre um marido e uma esposa podem ajudá-los a revelar a presença do Criador.

Resposta: Eles podem, é claro, se só eles conseguem fazer isso.

Da Lição de Cabalá em Russo 12/11/16

Comente