Há Um Caminho Para Fora Do Impasse Egoísta

Laitman_115_05Já está claro para todos que a natureza de uma pessoa é egoísta e até mesmo os atos mais misericordiosos são cometidos por nós para o nosso próprio prazer, caso contrário não os faríamos. É impossível abordar o egoísmo para mudá-lo, afinal, é a natureza que está em nossa base.

Se tentarmos limitá-lo, então, depois de todos os nossos truques, ele acabará por crescer ainda mais. Cada vez que tocamos no egoísmo, ele aumenta; um monstro tão terrível espreita dentro de nós. Você o toca levemente e ele cresce, toca um pouco mais e cresce mais. Você quer destruí-lo, agarrá-lo, e ele cresce novamente! Então o que podemos fazer?

Somente a força que criou o egoísmo pode corrigi-lo, ou seja, não precisamos limitar o próprio desejo egoísta, mas sim nos voltar à força que criou o egoísmo e afetá-lo por meio dessa força. Só então poderemos ter sucesso. Ou seja, não destruímos o egoísmo e não o cultivamos, mas queremos controlá-lo.

Se o egoísmo é toda a nossa natureza, é óbvio que nada pode ser feito diretamente com ele. No entanto, o método da Cabalá nos dá a possibilidade de um caminho alternativo: voltar-se à força que criou o egoísmo e limitá-lo através dessa força. Então nós podemos nos tornar nossos próprios mestres.

Caso contrário, não podemos lidar com nosso egoísmo. O egoísmo é nossa doença congênita, uma espécie de cleptomania. Houve casos em que pessoas ricas e famosas sofriam de cleptomania, um desejo doloroso de roubar. Uma mulher entra na loja e rouba uma pequena colher ou alguma outra coisa pequena. É uma doença, e ela não consegue parar.

É o mesmo com uma pessoa baseada no egoísmo, que não consegue lidar com seu desejo de receber. Se amarrarmos as mãos, ela tentará agarrar com os dentes. Essa é a nossa natureza. As pessoas pensam que é possível superar seu desejo egoísta. Mas não é assim. Você só pode oferecer uma compensação mais favorável. Por exemplo, uma pessoa que quer perder peso e parecer bonita está pronta para passar fome por isso.

Mas isso não significa que ela superou seu desejo por comida. Ela simplesmente substituiu esse pequeno desejo egoísta de comer e desfrutar a comida por um desejo egoísta mais forte de ser magra. O desejo em si não mudou, apenas o uso que ele tem.

Portanto, a humanidade deve entender que não pode prescindir do método da Cabalá, senão os países mais desenvolvidos se voltarão ao nazismo. Baal HaSulam escreveu no livro A Última \Geração que, no processo de desenvolvimento, liberais e socialistas de repente se transformam em nazistas.

“Acontece que o mundo erroneamente considera o nazismo um ramo particular da Alemanha. Na verdade, é o ramo de uma democracia e do socialismo que ficaram sem religião, costumes e justiça. Assim, todas as nações são iguais nisso; não há esperança alguma de que o nazismo perecerá com a vitória dos aliados, pois amanhã os anglo-saxões adotarão o nazismo, pois eles também vivem em um mundo de democracia e nazismo”.

De acordo com a forma como os democratas se comportam hoje nos EUA, é o começo do nazismo. Afinal, se o presidente foi eleito legalmente, ele deve ter a oportunidade de agir e governar o país. Mas os democratas discordam disso e estão fazendo tudo para impedir isso. O mesmo acontecerá em breve na Europa.

O problema não está em uma pessoa específica, mas na abordagem. A sociedade tem se desenvolvido e amadurecido, a fim de se transformar em uma sociedade nazista.

Pergunta: Isso significa que não há saída, já que é impossível mudar a natureza egoísta das pessoas?

Resposta: Há uma saída! Há uma ferramenta chamada a Luz de Retorno (Ohr Hozer), que é a Luz superior, capaz de corrigir o egoísmo de uma pessoa. As pessoas precisam saber disso. O mais importante é o reconhecimento do mal. Se os democratas permanecessem no poder, o mundo chegaria inevitavelmente a uma guerra. No final de seu mandato, a administração Obama começou a falar abertamente sobre uma guerra mundial como algo inevitável.

Hoje, quando Trump chegou ao poder, a guerra já está esquecida, e a situação começou a se acalmar. No entanto, isso não se adequa aos partidos de esquerda.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/02/17, Lição sobre o Tópico: “Mismah Arosa (Documento Arosa)”, “O Que Deve Ser Feito?”

Comente