É Possível Avançar Sem Sofrer?

laitman_627_2Pergunta: Para muitos, o Criador parece cruel. Não havia outro caminho além do caminho do sofrimento? Todas as pessoas na face da Terra sofrem mesmo que não sejam culpadas, e reconhecendo que esse é um sofrimento adicional.

Resposta: Você pode culpar o Criador, mas isso não nos ajudará. Ele não tem outra escolha.

Se estudarmos Suas ações, começando da primeira operação no mundo de Ein Sof até o nosso mundo, descobrimos que a Luz superior é doação absoluta, amor absoluto, sentimento absoluto além de Si mesmo. Nada existe Nele em relação a Si mesmo, apenas o desejo de criar uma criação para lhe dar prazer e preenchê-la com Luz absoluta, eterna e completa.

Partindo do fato de que o próprio Criador é eterno e perfeito, Ele quer conceder o mesmo prazer eterno e completo à criatura. Nós aprendemos isso a partir das cinco fases de expansão da Ohr Yashar (Luz Direta), a ação do Tzimtzum (restrição), a criação de um Masach (tela) e, em seguida, a atração da extensão da Luz.

O Criador não pode se comportar de outra forma! Este não é um desejo ou capricho do Criador, mas uma força positiva e eterna que quer gerar um estado equivalente a Ele.

A criatura deve sofrer mudanças na forma para se tornar equipada com todas as características negativas e positivas no caminho, e só depois disso ela volta e se torna igual ao Criador.

Mas não precisamos experimentar todas as características negativas na medida em que nos transformarmos em positivos e iguais ao Criador. Isso acontece apenas no nível do nosso mundo.

Pergunta: Não seria possível simplesmente criar sensações e preocupações emocionais sem sofrimento físico?

Resposta: Aqui estamos falando de física pura.

Há uma qualidade de doação, emanação, a força positiva, que quer criar uma força semelhante a ela. Seria impossível criar uma força adicional idêntica porque então seria a mesma coisa. É possível criar apenas uma força dupla dentro da qual há oposição e fora há semelhança.

Isso acontece em uma criatura com a ajuda da qual se obtém semelhança e equivalência absoluta com o Criador. Mas cabe a ela passar por dois estados: o desenvolvimento negativo de cima para baixo e, em seguida, o desenvolvimento positivo de baixo para cima.

Pergunta: Isso significa que um Cabalista justifica completamente tudo o que está acontecendo com ele e com o mundo inteiro? Nenhuma dúvida aparece nele?

Resposta: Dúvidas e queixas aparecem em um Cabalista o tempo todo, mas em todos os casos ele tenta justificá-las. Esse é o nosso avanço.

Da Lição da Cabalá em Russo 20/11/16