Apoio Mútuo

laitman_943Torá, Deuteronômio, 22:04: Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.

Um jumento ou um boi são animais que carregam cargas pesadas.

Se você ver que um amigo em um grupo cai em seu trabalho espiritual e é incapaz de realizá-lo, você deve ajudá-lo.

Eu não quero falar sobre como isso acontece dentro de uma pessoa – quem é seu irmão ou seu vizinho, mas nós trabalhamos entre nós no grupo exatamente da mesma maneira. A vida é difícil para aqueles que estão reunidos como um grupo especial de pessoas, trabalhando entre si só para alcançar maior adesão, a fim de revelar o Criador. Afinal, toda a nossa existência deve ser dirigida precisamente a uma meta espiritual, e é isso que a Torá fala.

Suas leis são prescritas apenas para o grupo de pessoas que dedicam suas vidas inteiras a alcançar o Criador a partir de sua conexão mútua.

Assim, se você ver que seu amigo no trabalho espiritual não pode lidar com seu ego, tropeça e cai o tempo todo, você tem que ajudá-lo. Você tem que inspirá-lo, falar com ele, convidá-lo para ir a sua casa, estudar junto com ele, isto é, fazer todo o possível para apoiá-lo. Na próxima vez você estará em seu lugar, e ele irá ajudá-lo em troca.

Isso sempre funciona de forma mútua. Ao ajudá-lo, você se junta a ele ou ele se junta a você, como uma parte inferior com uma superior, e vocês dois se levantam espiritualmente.

Mas você deve entender que se você o vê cair ou se levantar, é assim que você o percebe. Tudo acontece em relação a você individualmente, e é dado a você para fazer você se levantar. Isso significa que “seu irmão está dentro de você”. Não há nada fora de nós. Todos os vizinhos, bois, vacas, ovelhas, etc. – estão todos dentro de nós. Estes são nossos desejos humanos ou animados, que precisamos corrigir dessa maneira.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 28/08/16