A Fractalidade Da Natureza

Dr. Michael LaitmanPergunta: Na ciência, há o conceito de “fractalidade”. Se, por exemplo, tomarmos um grande cristal e o quebrarmos em pedaços, obteremos fractais, isto é, pequenos cristais exatamente da mesma forma que o grande cristal.

Na tecnologia, o termo “fractalidade” é característico de um holograma: cada parte do qual contém sua imagem completa. Como esse fenômeno é descrito na sabedoria da Cabalá?

Resposta: O fato é que toda a natureza representa um único sistema, formado de dez Sefirot ou cinco partes, o chamado nome de HaVaYaH. Cada parte do sistema, por sua vez, consiste em subsistemas que são semelhantes a um sistema geral.

Isso vai praticamente até a eternidade. Não há como realizar uma análise numérica para determinar até que ponto o sistema geral é dividido em subsistemas, e esses sistemas são divididos ainda mais.

Cada parte dos subsistemas, onde quer que esteja, afeta todo o sistema através de um número infinito de todas as ligações intermediárias possíveis. E acontece que se uma pessoa “agarra” apenas uma pequena parte deste sistema, ela encontra nela uma imagem completa de todo o sistema, e com base nisso, obtém certa ideia sobre ele.

Assim, a pessoa atinge não apenas um único elemento do sistema, mas toda a estrutura de HaVaHYaH de forma completa. Se ela é pequena ou grande, é sempre plenamente atingível. É semelhante a como uma pessoa em nosso mundo tem cinco sentidos, independentemente de sua idade: se é uma criança pequena, um adulto ou um velho.

Pergunta: Na natureza corporal, há um limite à fractalidade porque, do ponto de vista da física quântica, nosso mundo pode ser dividido em blocos, pixels, e não pode haver nada menos que um bloco elementar. E na espiritualidade?

Resposta: No mundo espiritual, um pixel ainda é apenas um pixel. Deve ser formado por suas dez micropartes, mas não podemos percebê-lo porque nossos sentidos percebem apenas quanta de luz.

Tal estado também existe na Luz superior. Qualquer Luz é dividida em cinco partes que são divididas em cinco, e outras cinco. Não podemos perceber menos de 1/125 parte da luz total porque não temos a resolução em nossos desejos. Suponha que adivinhemos o que está no contraste entre preto e branco; no entanto, quando é menor que um certo quantum, menos de uma certa resolução, então não mais o temos em nós.

De KabTV,  Lição em Russo 25/12/16

Comente