Viver Desfrutando A Eternidade

laitman_744Pergunta: Nós podemos dizer que, em contraste com a realização corpórea, a realização espiritual é eterna e será sentida para sempre?

Resposta: Certamente. Essa é a razão pela qual nossa vida corpórea passa da maneira que passa. Imagine o que aconteceria se não sentíssemos a vida e a morte. Como nos comportaríamos se a morte estivesse escondida de nós?

É realmente o medo da morte, de “agora eu existo, e amanhã vou embora”, que nos dá uma razão convincente para desenvolver nossa cultura, a vida e tudo o que fazemos na face da terra. Essa é uma enorme força motriz.

Se não houvesse a morte e as pessoas não soubessem que ela existisse, nossas vidas seriam diferentes. Os anos passariam, e uma pessoa não entenderia quando a vida acabaria (não importa em que forma). Imagine até que ponto isso reformularia toda a nossa existência. Não haveria cultura, já que a criamos porque queremos ser eternos.

No mundo espiritual, por outro lado, você começa a sentir que existe em um estado perfeito e eterno, e ele é de fato perfeito e eterno.

Pergunta: Não é chato?

Resposta: Pelo contrário, enormes revelações são reveladas a você! Você não vive temendo o fim, mas no prazer da eternidade.

Baal HaSulam nos diz na Introdução ao Livro do Zohar:

“… agora que sabemos com certeza que o pensamento da Criação, de deleitar Suas criaturas, necessariamente criou uma medida de desejo para receber  Dele toda a bondade e amabilidade que Ele planejou para elas, esse desejo de receber estava claramente não incluído em Sua essência antes que Ele o tivesse criado nas almas…”.

Da Lição da Cabalá em Russo 20/11/16