The Algemeiner: “Como Purim Pode Nos Ajudar A Navegar Na Realidade Política De Hoje”

The Algemeiner publicou meu novo artigo: “Como Purim Pode Nos Ajudar a Navegar na Realidade Política de Hoje “.

A divisão social na América está aumentando violentamente. O turbilhão de acusações entre a esquerda e a direita política continua em uma espiral descendente. Parece que estamos batendo novos mínimos diariamente.

Dar sentido a essa paisagem política está se tornando cada vez mais difícil – porque cada lado se recusa a se envolver com o outro. Essa atmosfera geral de polarização social também levou a uma onda alarmante de atos antissemitas, o que levou a ainda mais acusações e lutas.

O famoso verso do Livro de Ester – “A cidade de Shushan está perplexa” – soa bem para a América de hoje.

No entanto, o raio de esperança é que a confusão e a incerteza sempre apresentam uma oportunidade para reavaliar nossos valores e prioridades. A divisão cega entre a esquerda e a direita nos mantém confinados a nossos instintos primitivos – mas a confusão pode ser um passo para nos ajudar a encontrar um consenso novamente.

Insights da História de Purim

A história de Purim ocorreu na antiga Pérsia, numa época em que os judeus se encontravam sob uma ameaça existencial.

Hamã sabia que os judeus estavam divididos, e que ele poderia usar isso para livrar-se deles. A Meguilá nos diz que “há uma nação dispersa entre outras nações, e Hamã disse que, na sua opinião, eles terão sucesso em se livrar dos judeus, pois eles estão em um estado de separação mútua”.

Mas o herói da história, Mordechai (Mardoqueu), trabalhou para corrigir essa divisão – e isso finalmente redimiu o povo judeu: “Os judeus se uniram, e por isso foram salvos”.

A antiga história de Purim tem um grande significado para os judeus de hoje – e para a América em geral. Mas quem é o Hamã moderno? Quem é o verdadeiro perpetrador da divisão?

Alguns facilmente culparão o presidente Trump, enquanto outros culparão os democratas e liberais. No entanto, além de acusações e personificações, poderíamos também dizer que o Hamã de hoje é a mentalidade de divisão: o desejo de buscar poder a qualquer custo, que nos escraviza, nos prejudica e nos cega do que estamos fazendo uns aos outros.

Mudando o Curso

Em meio a essa turbulência social, devemos encontrar a voz dentro de nós que exige um propósito e uma conexão compartilhada – porque essa é a própria coisa que aproximará a América e o mundo da paz e da harmonia.

Cada vez que os judeus eram ameaçados de extermínio, foi o nosso compromisso com a unidade que nos permitiu prevalecer e sobreviver. Hoje, os judeus devem se lembrar dessa história e dar um exemplo positivo a todos.

Enquanto os judeus têm uma responsabilidade primordial de ser um modelo para escolher a conexão sobre a divisão, os americanos de todas as faixas devem escolher este curso de ação antes que seja tarde demais. Nosso destino está em nossas mãos.

Feliz Purim a todos.