Quem Escreveu O Livro Do Zohar?

Laitman_132Pergunta do Facebook: Quem foi o autor do Livro do Zohar, o Rav Shimon ou um grupo de autores, seus dez companheiros? Eu não entendo como seria possível escrever junto.

Resposta: O Rav Shimon não poderia ter escrito esse livro sozinho porque tinha que primeiro transmitir esse livro por meio de seus alunos.

Primeiro, todos discutiram entre si, cada um expressando sua admiração por ele e suas impressões. Eles não se complementavam; em vez disso, as integraram e reuniram em uma única opinião, elevando-se acima de si mesmos. Em consequência, a realização mais elevada surgiu, o Livro do Zohar.

Ao unir-se entre si, eles foram elevados ao próximo nível onde aparentemente se tornaram um único autor, uma única pessoa.

Comentário: Mas nas fontes é dito que Rav Shimon falou e Rav Aba registrou …

Resposta: É necessário entender o que significa “registrou”. Isso não se refere ao registro física. Em vez disso, eles alcançaram um estado em que a Luz branca foi escrita em um fundo preto, isto é, dentro deles.

Este era o esforço coletivo de uma pessoa generalizada que incluía todos eles, quando todos eram um. Portanto, um poder está oculto no Livro do Zohar. Além disso, especificamente por causa deste fato, é necessário lê-lo em conjunto e não sozinho.

Se lemos O Livro do Zohar individualmente, não há nenhum benefício nisso. Para fazer isso, devemos reunir dez pessoas (um Minyan), conectar-se em um todo, e ao ler o texto juntos, em um grau particular, todo mundo começa a sentir o que os autores do Livro do Zohar sentiram.

Pergunta: Você penetra o Livro do Zohar ou o Livro do Zohar penetra você?

Resposta: O Livro do Zohar é a Luz que nos circunda. Portanto, na mesma medida em que os leitores se conectam, possibilitam que a Luz entre na integração compartilhada entre eles e a formatam. O sentimento do livro vem disso.

Isso também é dito sobre a Torá, que é “letras brancas escritas em um fundo preto”, isto é, que é a Luz, que é escrita sobre os desejos.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 25/01/16