Primeiras Impressões Da Cabalá

laitman_527_07Pergunta: Eu sou um novo aluno. Quando ouço você, suas palavras soam como um córrego fresco da montanha. Mas quando olho para um livro grosso, fica assustador. O que devo fazer?

Resposta: Quando eu comecei a procurar por fontes Cabalísticas, corri para todas as lojas e não consegui encontrar nada. Então, de repente, cheguei a um lugar onde encontrei todos os livros sobre a sabedoria da Cabalá: Talmud Eser Sefirot, todos os volumes do Livro do Zohar, os escritos do Ramchal e outros.

Eu imediatamente comprei tudo porque eles não eram encontrados em nenhum outro lugar. Para adquirir a coleção dos escritos do Ari, eu fui especificamente a um pequeno subúrbio de Tel Aviv, fui para o jardim da frente, e bati no portão. Uma senhora idosa veio me atender, que, depois de entender o que eu queria, disse: “Vou olhar para ver se restou algo”. Eu pedi dois conjuntos dos quinze volumes dos escritos do Ari, mas ela só me entregou 1.

Ela era a esposa de um Cabalista que, durante sua vida, publicou livros, e provavelmente a deixou com um grande depósito depois de sua morte. Foi assim que foi possível obter os escritos dos Cabalistas.

Quando eu trouxe esses livros para casa e comecei a ler, era como um raio caindo do céu; eles me afetaram tão apaixonadamente. Estas foram minhas primeiras impressões. Depois disso, quando você se familiariza com a sabedoria da Cabalá, sente o quão infinitamente boa ela é e que deseja revelar a eternidade, serenidade e bondade da criação para você.

Pergunta: Você entendeu alguma coisa dos escritos do Ari quando os abriu?

Resposta: Na verdade, naquela época, eu não sabia ler hebraico. Eu tinha um amigo da mesma idade que os lia em voz alta, e me sentava ao lado dele e ouvia. Embora eu não entendesse nada, senti que era a coisa mais importante.

Eu memorizei o que ouvi, e de alguma forma comparei-o dentro de mim. Diferentes tipos de imagens nasceram em meus pensamentos. Experimentei todos os tipos de emoções, algo incompreensível. Assim, ao longo de quatro ou cinco anos, tudo foi lido, e quando cheguei ao Rabash, tudo imediatamente assumiu uma forma completamente diferente.

Da Lição de Cabalá em Russo 20/11/16

Comente