Preferir O Filho Da Esposa Não Amada

Dr. Michael LaitmanTorá, Deuteronômio, 21:15- 21:17: Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada, então será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito.

Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.

Tudo o que é dito na Torá deve ser entendido no sentido espiritual e não material: como se eu gostasse desse bebê, e do outro menos, ou que esta é uma esposa amada, e a outra não.

No nível espiritual, tudo acontece de uma forma completamente diferente. Meus desejos favoritos estão egoisticamente mais próximos de mim. Desejos não amados me fazem trabalhar mais e, portanto, o primogênito vem exatamente deles. Esta é a minha força.

O “primogênito” é mais alto e mais forte do que o que vem de um desejo fraco que eu amo, tão contrário a todos os tipos de cálculos egoístas, eu deveria preferir um desejo que se origina em uma camada egoísta mais séria.

Minha “esposa não amada” é complexa, integrada, difícil e tem um caráter difícil. É minha qualidade egoísta muito forte e, portanto, com sua ajuda posso alcançar uma maior altura espiritual.

No entanto, eu preciso trabalhar nisso, superar a mim mesmo, e é por isso que tenho que assumir precisamente o desejo não amado, elevando-me acima de minhas qualidades egoístas apenas para o ato que me aproxima do Criador e me empurra cada vez mais longe do meu egoísmo. Naturalmente, o filho não amado dá uma subida maior, uma alegria maior. Por esta razão, deve ser preferido.

Pergunta: Essa é a raiz para que os inimigos no final se tornem as pessoas mais próximas para mim?

Resposta: Claro. E vice-versa, é dito que aqueles que vivem em sua casa serão seus inimigos, porque com seus inimigos, você tem que trabalhar mais e, correspondentemente, sobe mais alto.

De KabTv “Segredos do Livro Eterno”, 26/09/16