O Plano Para Sair Da Crise, Parte 1

Dr. Michael LaitmanTodo mundo já sente que o mundo está em um estado de crise global. No início, tentativas foram feitas para encobri-la, mas depois do colapso financeiro de 2008 o mundo teve que reconhecer a existência da crise.

Hoje, depois dos acontecimentos que aconteceram na Europa, os problemas do Mercado Comum Europeu e a situação com os refugiados, depois da eleição norte-americana que provocou uma mudança drástica no curso político, o nosso mundo começa a perceber que está sofrendo graves transformações.

Além disso, temos mudanças revolucionárias na engenharia, tecnologia, aquecimento global, desemprego em massa, em muitos fenômenos extraordinários na natureza e na sociedade humana, na desintegração familiar, no aumento acentuado do abuso de drogas, bem como no desespero e na depressão, a qual se tornou a doença mais difundida. Sem dúvida, o estado atual do mundo pode ser chamado de crítico.

Mais do que isso, existe o perigo de uma nova guerra mundial, assim como de muitos outros problemas. A questão é: “Como tirar a humanidade dessa crise e levá-la a um estado melhor”? Cada pessoa normal que quer viver uma vida boa e segura, e quer criar filhos sabendo que eles terão um futuro mais brilhante, pondera sobre isso.

O mundo de hoje não nos dá esperança para um futuro bom nem para nós nem para nossos filhos. É por isso que as pessoas fogem instintivamente de começar uma família e assumir compromissos necessários.

Será que algo pode ser feito para mudar a situação geral? O estado do mundo exige isso, com as tensões internas se intensificando em todos os países ao redor do globo.

Parece que a humanidade perdeu o seu caminho; talvez isso tenha acontecido há muito tempo, mas só está se tornando aparente agora. É como se uma pessoa continuasse indo e vindo, e de repente percebesse que dirigiu em uma direção completamente errada e não soubesse como encontrar o caminho certo. Não está sequer claro agora como voltar ao ponto em que ela perdeu o seu caminho.

Nós devemos levar isso muito a sério agora porque acabamos em algum lugar desconhecido, e o principal é não cometer erros ainda maiores. Afinal, as forças à disposição da humanidade são muito poderosas e perigosas. A única saída para a crise é desenvolver novos valores altruístas, sociais e humanos.

Isso significa que a solução não pode ser alcançada em nenhum nível e em nenhum outro aspecto, senão no sistema de educação integral que deve ser fornecido a todas as pessoas. Não podemos mudar as condições que nos são dadas pela natureza, mas tudo depende de nossos relacionamentos uns com os outros, dentro de uma família, uma nação, um país com todos os seus partidos e movimentos, bem como entre países e o mundo como um todo.

As relações humanas só podem ser corrigidas através da educação. É como quando vemos crianças brigando, entendemos que elas não têm boa educação. Não adianta gritar com elas e puni-las porque nada vai ajudar, exceto a educação. Se você lhes der mais jogos, trará ainda mais conflito. E se alguns brinquedos perigosos como varas e pedras caírem em suas mãos, elas podem se machucar.

É por isso que a única coisa que a humanidade precisa é de educação, e não novas tecnologias. A educação de uma pessoa é a área mais sensível e eficaz para promover mudanças.

Há abundância no mundo, e não há falta de provisões. Em vez de jogar fora um terço de todos os produtos, nós podemos alimentar todos os famintos e ainda ficar com um extra. Da mesma forma, não há escassez de vestuário.

Todo o problema está nos relacionamentos errados entre nós que nos impedem de organizar nossa vida de tal maneira que todos ficarão bem. Não há escassez de fontes de energia, ou quaisquer outros recursos necessários para o homem. Então por que eles não estão disponíveis a todos? Porque não cuidamos de todos!

Afinal, a pessoa se sente confiante especificamente quando está melhor do que os outros. Se eu ganhar um mil por mês, e você ganhar apenas oitocentos, eu me sinto bem. Eu preciso me avaliar em comparação com outra pessoa, e de acordo com o meu ego, um bom estado é apenas quando o outro tem menos do que eu.

É por isso que é necessário levar a humanidade ao ponto de começar a cuidar de todos. Duas coisas são necessárias para isso: em primeiro lugar, leis estaduais que proíbam que os indivíduos causem dano e, em segundo lugar, uma educação que obrigue a pessoa a agir em benefício dos outros.

Da Lição sobre “A Crise e Sua Resolução” (Fórum de Arosa, 2006), 26/01/17