O Desenvolvimento Do Egoísmo

laitman_566_02Pergunta do Facebook: Você afirma que o desenvolvimento da sociedade é o desenvolvimento do egoísmo nela. Por que não é o desenvolvimento do altruísmo? Será que devemos começar a promover a cooperação entre nós em vez de promover a concorrência?

Resposta: Eu vejo como o mundo tem evoluído há séculos e que é apenas resultado do egoísmo. Além disso, todos os cientistas e pesquisadores confirmam isso. A sabedoria da Cabalá diz a mesma coisa.

Não devemos nos desenvolver por meio do egoísmo, isto é, não no desejo de receber tudo dentro de nós e de pensar somente em nós mesmos em qualquer momento: “O que eu devo fazer para me sentir bem?” Mas devemos mudar nosso paradigma, isto é, devemos pensar: “O que eu devo fazer para que os outros se sintam bem?” Essa é uma mudança significativa, uma revolução interna em uma pessoa, que ela não pode fazer por si mesma.

Pergunta: Como eu posso mudar a mim mesmo se a nossa natureza é puro egoísmo?

Resposta: Esse é um paradoxo interno; não podemos sair da estrutura da nossa natureza. Podemos corrigi-la, mas apenas com a ajuda da força superior, o Criador.

Se o Criador iluminar Sua força sobre nós e nos influenciar como um ímã movendo um pedaço de metal à distância, seremos capazes de mudar a nós mesmos e nos movermos na direção oposta ao nosso egoísmo.

Para fazer isso, precisamos convencer o Criador a avançar para um atributo totalmente diferente: da propriedade de recepção ao atributo de doação, não o atributo do egoísmo, mas o atributo do altruísmo, não o atributo do ódio, mas o atributo do amor.

Vamos tentar fazer isso. Isso é o que a sabedoria da Cabalá nos ensina!

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 15/02/17