Nós Estamos Testemunhando O Nascimento De Uma Nova Era

Dr. Michael LaitmanUma vez que o desenvolvimento do homem ocorre de acordo com o programa de governo da natureza, mais e mais pessoas se sentem infelizes, vazias e deprimidas. Elas aspiram a extinguir essa sensação com drogas e terrorismo.

A crise na família, educação, ciências, artes e a ameaça de destruição a partir de uma catástrofe ecológica ou nuclear também são consequências desse estado.

Enquanto o homem segue o desenvolvimento e o uso egoísta de seus desejos, a própria natureza cria uma atmosfera ameaçadora ao seu redor. Como resultado, o homem é obrigado a entender seu lugar no sistema da natureza e a perceber seu egoísmo como o único mal. Submetendo-nos ao sofrimento, o egoísmo nos leva a buscar o método de sua correção e a correta união com a natureza.

É evidente pela história que o processo de desenvolvimento acontece gradualmente, de forma constante e suave, mas às vezes ocorre um salto que nos transforma em uma nova qualidade. Como resultado, uma era substitui outra; diferentes períodos de desenvolvimento do universo são conhecidos: eras geológicas e períodos de desenvolvimento da flora e da fauna, bem como da humanidade.

Aparentemente, a evolução tem um propósito específico, e tudo se desenvolve de acordo com um determinado programa. Às vezes, uma transição abrupta para o próximo nível acontece neste processo como resultado de alguns eventos extraordinários. Hoje estamos em um desses estados revolucionários.

Este estado é causado pelo curso natural do desenvolvimento dos desejos; ele vem da natureza, do Criador. No entanto, esse desenvolvimento é fundamentalmente diferente daquele a que estamos acostumados, e exige de nós uma nova forma de participação. A humanidade não entende o que está acontecendo exatamente, e todo mundo está confuso. Afinal, há uma mudança em todas as áreas ao mesmo tempo.

É diferente de tudo o que aconteceu antes. Antes, um avanço revolucionário ocorria em uma área específica. Por exemplo, o desenvolvimento da humanidade foi grandemente influenciado pela invenção de uma máquina a vapor, depois de eletricidade e, em seguida, do rádio. Então, passo a passo, essas invenções entraram em nosso mundo e nossas vidas.

Mas hoje as mudanças ocorrem em praticamente todos os lugares ao mesmo tempo. Mais importante ainda, não podemos controlar nada em nossas vidas, na família, no país, no mundo, no sistema financeiro, na indústria, na cultura, na educação e no comércio. Não entendemos as mudanças que ocorrem. Portanto, não é surpreendente que em muitos países um grande número de pessoas se levante e proteste contra as mudanças. Elas sentem como se o velho mundo estivesse desmoronando e desaparecendo, e em vez disso, um mundo novo e pior estivesse chegando. Em toda parte, especialmente na Europa e na América, essas forças, ou seja, os segmentos da população que proporcionaram o estado anterior do mundo, levantam-se para protestar porque não entendem o que está acontecendo, o que acontecerá ou o que fazer.

Este é realmente um grande problema. Afinal, nós chegamos a tal estado no processo de evolução natural quando uma pessoa tem a oportunidade de se desenvolver como quiser. No entanto, cada um tem seus próprios desejos e cada um faz o que considera adequado.

Parece que há um país, um governo e vários comitês que são obrigados a cuidar das pessoas, mas nada ajuda. Uma força que tudo permeia, chamada mídia, se eleva e começa a moldar a opinião pública, julga a todos e executa sua sentença.

Isso mostra até que ponto nossa sociedade está quebrada, desorganizada e em colapso. Nós devemos procurar construir novas relações entre todas as partes da sociedade, em todos os níveis, desde o mais íntimo e privado no relacionamento de uma pessoa com ela mesma, na família, no trabalho e em toda parte. Nenhuma das leis que funcionaram antes, mesmo há apenas alguns anos, funciona agora.

A primeira coisa que precisamos fazer é aceitar isso como a evolução natural a que chegamos. Naturalmente, ninguém desejava isso. Todos pensavam que o liberalismo e a democracia eram maravilhosos. Mas agora acontece que a democracia nos prejudica. Não nos serve mais, pelo menos na sua forma atual.

Aparentemente, tudo isso tem que mudar, e é parte do curso natural da evolução. Portanto, nós precisamos descobrir o próximo estado. A sabedoria da Cabalá nos diz sobre isso porque explica todo o processo de desenvolvimento que estamos destinados a sofrer desde o início até o fim da criação.

É por isso que a sabedoria da Cabalá é tão necessária para as pessoas hoje; sem ela, toda a humanidade estaria totalmente confusa, sem saber o que fazer. Se não começarmos a aprender com a sabedoria da Cabalá qual o estado em que nos encontramos e o que está por vir, isso nos trará muito sofrimento e miséria.

As leis da natureza são constantes e definidas. Elas não mudam seu rumo e a sociedade deve se desenvolver apenas nessa direção. Se não concordarmos com a direção para onde a natureza nos empurra, isso não nos trará nenhum bem. Nós devemos entender que não podemos discutir com a natureza porque ela é mais forte do que nós.

Portanto, é necessário estudar a lei do desenvolvimento e tentar implementá-la. Então veremos que realmente avançamos e não retrocedemos.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/01/17, “Mismah Arosa” (Documento de Arosa), “Altruistas e Egoístas na Sociedade”

Comente