Nós Devemos Saber Como Ler A Torá

laitman_209Pergunta: O que é a tradição da lei oral?

Resposta: A Torá oral explica a Torá escrita, que somente os Cabalistas podem entender de acordo com seu nível de realização espiritual.

Nós devemos saber ler a Torá, e para isso precisamos aprender hebraico porque todas as palavras são terrivelmente distorcidas pela tradução. As letras que compõem a palavra têm um significado muito profundo: sua ordem, som, a semelhança ou diferença entre elas, e assim por diante. Cada letra é feita de vários elementos que indicam certas forças da natureza, positivas ou negativas, que operam horizontalmente ou verticalmente ao se aproximar ou se afastar delas. É por isso que a escrita das letras é uma arte especial.

No final, a pessoa começa a entender que há uma descrição codificada de atos espirituais consecutivos diante dela, não um texto comum.

Em hebraico, cada letra é um símbolo, um sinal único com muitos elementos que estão conectados de uma maneira especial e transmitem informações, um pouco de informação concreta que contém toda a estrutura espiritual dentro dela.

É possível simplesmente ler livros de Cabalá, e é possível lê-los em grande profundidade e penetrar o significado interno. Quando uma pessoa entra no texto, viaja até entender tudo o que acontece nela e o fluxo da informação interna. É uma realização totalmente diferente da Torá, e isso é realmente o que é chamado de “segredo” até certo ponto.

Portanto, a Torá oral é a Torá que é proibida de ser ensinada. O conceito de proibido refere-se ao fato de que é impossível, uma vez que a pessoa não vai entender nada antes de ser um Cabalista. Por outro lado, não há necessidade de entender nada na sabedoria da Cabalá. Na sabedoria da Cabalá, tudo é permitido – tudo é para a pessoa, por causa dela.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/09/16