Não Venda Uma Prisioneira Por Dinheiro

laitman_545Torá, Deuteronômio, 21:14: E será que, se não te contentares com ela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.

A prisioneira é o desejo de um indivíduo livre da intenção egoísta anterior, mas incapaz de fazer uma intenção altruísta correta. Então ele simplesmente a envia, por assim dizer, às águas profundas, e ela fica “à deriva” em algum lugar.

“Nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado” significa que você a salvou da intenção egoísta – você a capturou e agora tem que corrigi-la totalmente, isto é, dar a este desejo uma correta direção altruísta ao Criador.

Se você não pode fazer isso, deixe seu desejo sozinho e o considere pairando em algum lugar. Depois de certo e tempo ele aparecerá novamente, e você vai lidar com isso.

Pergunta: O que significa “de modo algum a venderás por dinheiro”?

Resposta: A questão é que você não tem o direito de mudar um desejo por outro e, assim, ganhar uma tela para ele. Dinheiro em hebraico é “Kesef“, “Kisuf” – tela, cobertura. Você não pode alcançar nenhum ganho com o fato de que não terminou a correção. Mas daí vem. Tais flutuações de desejo surgem constantemente em uma pessoa.

Você estava confiante de que com a ajuda desse desejo agora alcançaria o próximo nível espiritual, mais próximo do Criador. Mas isso se provou estar acima de suas capacidades, e você não pode fazer nada sobre isso.

O fato é que essa não é a mulher que está sentada em sua tenda lamentando seus pais. Este é você mesmo se conectando com esse desejo e cortando seu cabelo. É assim que um novo desejo é absorvido dentro de uma pessoa, quando ela está disposta a se fundir com o Criador com a ajuda dele, mas percebe que é incapaz de fazer isso.

Em princípio, a Torá está falando do trabalho com o mesmo desejo, que se manifesta gradualmente, passo a passo, camada por camada. Em cada nível, nós enfrentamos problemas porque temos que perceber esses desejos, ver o quanto estamos conectados com eles, como não podemos simplesmente corrigi-los, mas precisamos pedir ajuda ao Criador. Esse é um trabalho tremendo. Todo mundo tem que fazer o que lhe é designado de acordo com a raiz de sua alma.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 26/06/16