Doze Tribos Em Uma Nação, Parte 4

laitman_929Pergunta: Toda a Torá é baseada na lei “ama ao próximo como a ti mesmo”. Isso não contradiz a divisão do povo de Israel em doze tribos? Você está em uma tribo; eu estou em outra. Cada tribo tem seus limites, que não podem ser cruzados, e cada uma deve estar em seu próprio lugar.

Resposta: Inicialmente, existe uma estrutura geral que não pode ser mudada, como está escrito: “Eu não mudei o meu HaVaYaH“. Nós precisamos restaurar essa construção em sua forma completa. Portanto, não mudamos nenhuma parte que permaneceu após a quebra. Há uma pilha de detritos dos quais precisamos remontar o corpo, como um quebra-cabeça.

Nós não começamos a mudar as peças do quebra-cabeça e cortar suas bordas, a fim de encaixar uns nos outros. Só precisamos encontrar uma conexão correta entre eles. Cada tribo também consiste em doze partes, divididas de acordo com o mesmo programa.

Imagine que existem dois quebra-cabeças com 1.000 partes, mas o tamanho de um é de um metro por um metro e o outro é de dois metros por dois metros. Mesmo se a diferença seja apenas no tamanho das peças, já é impossível combinar as peças de um quebra-cabeça com o outro. É necessário montá-los completamente, cada quebra-cabeça separadamente.

Portanto, é necessário construir a conexão correta entre as doze tribos, preservando todos os limites que existem entre elas no nível atual. Então, dentro dessa conexão correta, nós revelamos a força que as conecta, chamada Criador.

Nós pegamos as peças do quebra-cabeça e tentamos conectá-las. Para isso precisamos atrair a Luz que retorna à fonte, que nos ajudará a entender como elas devem ser conectadas. Quando todas as peças são conectadas, este quebra-cabeça de repente começa a brilhar! A Luz que é revelada no quebra-cabeça completado, ou seja, na conexão correta entre todos nós, é o Criador.

Pergunta: O que as peças do quebra-cabeça devem fazer para se conectarem?

Resposta: Elas devem implementar o método da Cabalá: estudar e realizar exercícios de conexão. Toda a essência da sabedoria da Cabalá é conectar as peças do quebra-cabeça da alma comum, uma pessoa com outra.

De KabTV “Nova Vida” 01/12/16

Comente