Doze Tribos Em Uma Nação, Parte 1

Twelve Tribes In One Nation, Part 1Pergunta: A nação de Israel foi fundada no princípio da unidade e deve ser como um homem com um só coração. No entanto, a nação consistia de 12 tribos que foram separadas de tal forma que até mesmo os casamentos entre elas eram proibidos.

Cada uma delas tinha seu próprio propósito: soldados, trabalhadores, cientistas, comerciantes, pastores, camponeses e clérigos. De onde veio essa divisão na nação fundada na unidade?

Resposta: Essa divisão existe precisamente porque o povo de Israel está fundado na unidade. Afinal, se queremos nos unir, não apagamos quaisquer características pessoais de uma pessoa, tribo ou nação. Pelo contrário, à medida que avançamos mais, a singularidade de cada uma é reforçada e expressa ainda mais.

Nós somos chamados de uma nação quando podemos se unir acima de todas essas diferenças e incorporá-las em nossa união. A conexão deve ser tão especial que nenhuma diferença é apagada ou desaparece nela. Essa é a primeira condição porque verificamos a exatidão da união precisamente pelo fato de o amor cobrir ou não todas as transgressões.

As diferenças permanecem, mas o amor as reconcilia. Toda a beleza e o poder do amor são determinados exatamente pelas diferenças preservadas. É como as especiarias, como sal e pimenta, aguçam e enfatizam o sabor da comida. Ou como um casal que às vezes precisa de uma discussão para sentir a força de sua conexão mútua.

Se apenas queremos apagar todas as diferenças, isso não funciona, como vemos no exemplo da União Europeia e de um grande número de divórcios. Não sabemos como conectar as pessoas para que todas as suas características sejam preservadas juntamente com a conexão. Tal conexão é chamada de linha do meio que não apaga as linhas direita e esquerda, mas constrói algo novo no meio.

Nosso egoísmo consiste de quatro níveis: inanimado, vegetal, animal e humano. A linha esquerda é puro egoísmo que nos divide e separa. A linha direita quer nos conectar calculando a média e apagando todas as diferenças. Se seguirmos essas duas linhas, o ódio e o amor, sem combiná-los corretamente, não teremos sucesso.

Na conexão correta, as linhas esquerda e direita se conectam entre si. Como resultado, quatro níveis da linha esquerda (inanimado, vegetal, animal e humano), quatro níveis da linha direita e quatro níveis da linha do meio dão origem às doze tribos do povo de Israel, cada uma das quais mantém seu caráter e propósito.

Portanto, era necessário manter cada tribo em sua forma inerente e mesmo casamentos entre as tribos eram proibidos. E somente mais tarde, quando o povo de Israel perdeu sua realização espiritual e desceu do grau da linha do meio, é que os casamentos entre as tribos se tornaram possíveis. Isso se relaciona a chamada “descida das gerações”.

De KabTV “Nova Vida” 01/12/16