Autoexpressão Livre Por Meio Do Altruísmo

Dr. Michael LaitmanUma vez que toda a natureza, exceto o homem, cumpre sua predestinação, e somente o homem é criado oposto à natureza, ao homem é dado o livre-arbítrio em apenas uma coisa – na autoexpressão livre de todos por meio da realização de atos altruístas.

Na sabedoria da Cabalá, o ato altruísta é chamado “a tela e a Luz Refletida”, enquanto na vida cotidiana o altruísmo significa simplesmente doar a outros. A liberdade de escolha do homem é preencher-se em doação em relação a todos os outros.

Toda a natureza é baseada na doação, e somente o homem é oposto a ela, porque ele é um egoísta que sempre quer receber e faz um cálculo apenas para seu próprio benefício. Portanto, a ele é dada a única liberdade de escolha: transformar a recepção em doação. Não há limites para isso e todos podem fazer isso. Uma pessoa é limitada na recepção, mas a doação é infinita.

Recepção e doação são as únicas duas ações que o homem é capaz de fazer. Ou ele recebe de acordo com sua natureza, obedecendo a instintos egoístas, ou se eleva acima de seu egoísmo e se torna independente dele, fazendo seu próprio cálculo. É por isso que se chama livre-arbítrio, ação livre ou existência livre.

Ser “pessoas livres” significa se tornar um grupo de pessoas que estão interligadas pela doação mútua. A única maneira de escapar dos problemas e aproximar-se do bem são ações altruístas pelas quais usamos o poder da unidade e alcançamos a correção.

É absolutamente essencial para o mundo moderno que está gradualmente entrando no caos. Logo veremos que tal ódio e disputas irão aparecer em todos os Parlamentos, que será impossível governar os países. Até o final do ano, o mundo vai parecer muito diferente.

Pergunta: Segundo as estatísticas, as oito pessoas mais ricas do mundo são tão ricas quanto a metade da população mundial. Em termos do altruísmo mundano, verifica-se que essas oito pessoas ricas devem doar sua riqueza para os pobres?

Resposta: Não é sobre isso. Afinal, os ricos ganharam sua fortuna de acordo com as leis estabelecidas pela sociedade humana? Se os pobres estivessem no lugar dos ricos, não pensariam que seria necessário compartilhar essa riqueza.

Mas o mundo precisa entender que se eles querem se mover na direção certa, isso só é possível por meio da unificação e nós precisamos da educação integral para conseguir isso. Dentro de tais grupos integrais, uma pessoa receberá boa força, confiança e apoio.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/01/17, Lição sobre o Tópico: “Mismah Arosa (Documento Arosa)

Comente