As Bênçãos De Moisés

laitman_740_02Pergunta: Qual é o significado espiritual das bênçãos que Moisés deu antes de sua morte?

Resposta: A Torá nos diz alegoricamente que quando Moisés enviou o povo à Terra de Israel, ele escalou o Monte Nebo, viu a terra de lá, e a abençoou.

Do ponto de vista de Bina, que Moisés simboliza, ele se conectou com Malchut (o povo de Israel) e transmitiu todo o seu poder para que o povo pudesse começar a subir do estado de Malchut na Terra de Israel (que já era um poder diferente de Malchut) à Bina.

Essa foi a bênção por meio da qual ele transferiu o poder à terra e ao povo, e o povo teve que implementá-la. A implementação inclui esclarecimentos sobre a natureza e a sequência das ações corretivas, bem como a preparação do povo para o movimento e avanço em diferentes forças (tribos), para pessoas individuais, dezenas, centenas, e assim por diante.

Isso deixou claro como eles poderiam continuar a se reunir em maior unidade em seu crescente egoísmo e desejo chamado de “Terra de Israel” que foi revelado por eles, e visar direto ao Criador.

Eles começaram a lutar para dirigir seus desejos à doação e amor, acima do egoísmo representado pelos sete povos, que se manifestaram nas sete estruturas: Hesed, Gevurah, Tiferet, Netzach, Hod, YesodMalchut.

Esse era um trabalho sério, mas Moisés não tinha mais nenhuma relação com ele, porque era apenas a característica de Bina, e só transmitiu amor e doação ao povo de Israel. Trabalhar entre a característica de doação e o poderoso desejo egoísta, a “Terra de Israel”, será o próximo nível, Joshua ben Nun. Essa força levaria o povo à Terra de Israel.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/09/16