A Internet Passa Do Caos À Luz

Dr. Michael LaitmanPergunta: Parece que os sistemas de governo existentes perderam sua capacidade de governar os países. Como a Internet, que conecta toda a humanidade em um sistema, facilita a formação de um novo sistema de governo?

Resposta: Os líderes de hoje em todos os níveis não têm a “linha média”. Todas as tendências opostas, desde as menores até as mais globais, devem ser equilibradas, e isso também deve ser revelado na Internet. Portanto, a Cabalá como o método da “linha do meio” é a única salvação.

Pergunta: Há um caos completo na Internet hoje. Este é apenas o período inicial de desenvolvimento natural que resultará na formação de certa estrutura única? É semelhante a células caóticas primeiro lutando umas com as outras, mas, em seguida, gradualmente formando um organismo?

Resposta: A mesma coisa está acontecendo com a sociedade humana, não apenas com a Internet. Nós vemos que todos os tipos de forças opostas no final se tornam cada vez mais organizadas. Algum distúrbio é revelado uma e outra vez, então as coisas voltam ao normal até alcançarmos o estado atual do mundo quando há uma necessidade premente de certa força que conecte a direita e a esquerda juntas.

E essa força não é apenas uma mediana, como um partido centrista que também se baseia no egoísmo e existe por si só. A linha do meio, conectando a direita e a esquerda, têm que existir acima delas, em um nível superior, como a força superior entre as duas linhas. A linha do meio é uma consequência das linhas direita e esquerda; ela não existe por si só como alguma terceira entidade.

Os partidos centristas existem em todos os países, mas não são a solução. A linha do meio destina-se a conectar os opostos polares por meio da unidade e da compreensão – não apenas por concessões e compromissos, mas pela realização mútua. Há uma enorme diferença entre a concessão e a realização, segundo a qual todo mundo entende que pode enriquecer-se devido ao outro e precisa dele, e é por isso que ambos estão construindo a linha do meio juntos.

Isso é o que deve finalmente acontecer com a Internet. A única questão é se a humanidade vai perceber a necessidade dessa linha do meio por conta própria com o próprio sistema, ou aprenderá com os exemplos fornecidos pela sabedoria da Cabalá.

Eu acho que o avanço virá de ambos os lados. Como se diz, a nação de Israel deve se tornar uma luz para as nações. Contudo, ela só pode se tornar uma luz para as nações quando elas se encontram em escuridão.

Da mesma forma, a Internet deve revelar primeiro a escuridão. E é para onde estamos indo: quanto mais as pessoas usam a Internet, mais decepcionadas com ela se tornam. Por outro lado, o método da Cabalá virá em sua ajuda e as ajudará a construir a linha do meio.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/03/17, “Mismach Arosa“, (Documento Arosa)

Comente