Por Que As Pessoas Evitam A Sabedoria Da Cabalá?

“Mas as palavras da Torá são segredos sublimes” (O Livro do Zohar, “Beha’alotcha”, 58). O que significa “segredo sublime”? Realmente não há segredos. Nós apenas não estamos prontos ou não queremos descobri-los. O segredo está em relação a nós. O mundo inteiro está aberto!

O mundo superior, o mundo das forças, está aqui. Supostamente, nós o controlamos e fazemos o que queremos nele. Mas, na verdade, não temos acesso a ele. Não é possível para nós manipularmos as forças superiores, porque as nossas características internas são muito limitadas. Se nós as tivéssemos expandido, poderíamos começar a existir dentro de um mundo totalmente diferente.

Comentário: Muitas vezes “acusamos” a sabedoria da Cabalá de ser misticismo, mas, na verdade, todas as religiões são baseadas em misticismo.

Minha Resposta: As pessoas estão acostumadas a acusar os outros sobre algo em que estão imersas. Mas a sabedoria da Cabalá fala somente sobre um método através do qual a pessoa pode descobrir-se individualmente e não de qualquer outra forma, e isso não é algo fácil.

É natural para nós acusar a sabedoria da Cabalá de ser misticismo, adivinhação, e assim por diante! Afinal, não há nada mais odiado no mundo do que a sabedoria da Cabalá, porque diz que é preciso corrigir a nossa natureza, mudar a nós mesmos. Quem iria querer fazer isso?

Comentário: Mas isto está sendo feito em nome de um propósito maior: realização do Criador!

Minha Resposta: A pessoa simples não vêem isso e não querem isso. Para elas, é melhor fechar os olhos como uma criança.

Pergunta: Qual é a diferença entre o que a sabedoria da Cabalá diz a uma pessoa: “Mude sua natureza e suba ao nível do Criador!”, E o que as religiões dizem: “execute algumas ações neste mundo e você assegurar-se-á, desta maneira, do próximo mundo! “Afinal de contas, em ambos os casos, não é a pessoa realizando ações para ganhar o próximo mundo?

Resposta: Certamente, a pessoa está realizando as mesmas ações de acordo com sua natureza egoísta. Mas para se tornar igual ao Criador, a pessoa deve virar-se do avesso. Esta é uma abordagem absolutamente diferente, por isso poucos concordam com ela.

[200538]

Da Lição de Cabalá em russo 14/8/16

Material Relacionado:
Existem Segredos Que Ainda Não Foram Revelados À Humanidade?
Descobrindo O Segredo

Comente