O Que Determina O Bem-Estar De Uma Família?

Laitman_506_6Pergunta: Que conselho você pode dar às pessoas sobre a família e os filhos? No que vale a pena eles pensarem?

Resposta: O problema na vida familiar é apenas uma coisa: a incapacidade de conceder um ao outro. Meu professor, o grande Cabalista Baruch Ashlag costumava dizer: “A felicidade da vida familiar depende da capacidade de manter a boca fechada no momento certo”.

Pergunta: O que a vida familiar significa hoje em dia quando uma mulher e um homem podem viver separadamente?

Resposta: Tudo depende da educação. No tempo dos meus pais, eu recebia orientação e direção de que o divórcio não poderia existir e pronto.

Compreensivelmente, pode haver todos os tipos de problemas em uma família, especialmente quando as pessoas vivem juntas por um longo tempo. Eu estou casado com minha esposa há quase 50 anos. As pessoas viviam assim no passado, enquanto hoje os sociólogos acreditam que, passados ​​dois ou três anos, a afeição e a proximidade desaparecem.

Mas eles não precisam se divorciar. Isso só pode ser evitado por meio de concessões mútuas, não de qualquer outra forma.

Pergunta: Você diz que é possível evitar o divórcio, por que?

Resposta: Você estabeleceu uma família, gerou filhos, tem que ser seu pai. As coisas são muito piores para os filhos se o pai não está presente.

Os filhos precisam tanto de um pai como de uma mãe, mesmo que a relação entre eles não seja boa. Você deve se preocupar em silenciar a si mesmo e não o outro. Então tudo ficará bem.

Eu estou dizendo isso por experiência própria. Por exemplo, minha esposa e eu podemos brigar por alguma razão, mas, na manhã seguinte, devemos nos encontrar com um sorriso, mesmo que o sentimento da disputa de ontem ainda não tenha se acalmado e estejamos ardendo para provar que estávamos certos. Isso não entra na conta!

Comentário: Mas essa é a sabedoria da sabedoria da Cabalá….

Minha Resposta: Essa não é a sabedoria da Cabalá, mas a simples compreensão de que você não conseguirá nada de qualquer outra maneira! Você não pode mudar as pessoas ou o mundo, eu estou falando sério. Todos os dias minha esposa e eu começamos a dar uma caminhada por meia hora e estamos sempre sorrindo um para o outro, embora dentro de cada um de nós exista uma carga de problemas. Mas durante a caminhada ela é gradualmente esvaziada; é assim todos os dias. Mas o dia de hoje começa com uma decisão de que o que aconteceu ontem acabou, mesmo externamente.

Quanto aos filhos, tudo é muito simples. Não lhes pregue uma moral. Com palavras você não terá sucesso em educá-los, só vai afastá-los de você. Só é possível educá-los por meio de exemplos, sem palavras. A criança vai olhar e aprender. Se você disser algo junto com isso, arruinará sua educação.

De um Webinar “O Ano em Revista” 26/12/16

2 Comentários

  1. Ola ,Boa tarde. Eu gostaria de estudar cabala, com e que posso fazer a minha inscrição,muito obrigada.

  2. Na 2a quinzena de março abrirão as inscrições da próxima turma do Curso Gratuito de Cabalá, que iniciará em abril. Informações e Inscrições em edu.cabalabrasil.info.

Comente