Nova Vida # 811 – A Atitude Correta Da Parentalidade

Nova Vida # 811 – A Atitude Correta Da Parentalidade
Dr. Michael Laitman na conversação com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

“Ensine um menino de acordo com o seu caminho”.

Não devemos forçar uma criança pequena a compartilhar algo com os outros, porque é contra a sua natureza. Até a idade de dois anos as crianças realmente não entendem que devem ser atenciosas com outras pessoas a sua volta. Nós podemos dar a uma criança exemplos de como somos atenciosos com os outros, mas não esperarmos que ela se comporte dessa maneira.

Nós devemos combinar a linha do meio e a medida do juízo, o que significa nossas expectativas da criança, e a medida da misericórdia, que é o nosso amor por ela. Quando não damos algo a uma criança, ela grita. Nós temos que mostrar-lhe que isso não nos afeta porque a razão do nosso comportamento está acima de nós, como uma lei.

Nós temos que agir de acordo com a abordagem de “ensinar um menino de acordo com o seu caminho”, porque um menino é lento e outro é rápido, etc. Em vez de exigências devemos dar mais exemplos. “Ensinar um menino de acordo com o seu caminho” significa deixar a criança escolher o que quer ser na vida de acordo com suas inclinações.

Não devemos tentar desenvolver a confiança de uma criança, desafiando-a e colocando-a em situações estressantes à força. O sentimento de confiança é construído por uma atitude equilibrada em relação à vida, quando a criança decide o que pode ou não pode fazer por si mesma.

O mais importante é deixar que a criança desenvolva o relacionamento certo com os outros. Essa é a pré-condição para o sucesso em tudo na vida. Quando a criança é bem-sucedida, você deve felicitá-la por ter pensado e planejado suas ações com antecedência, o que levou a seu sucesso.

Você não deve chamar uma criança de príncipe ou princesa, porque isso faz ela se sentir superior aos outros e vai dificulta-la durante a vida.

De KabTV “Nova Vida # 811 – A Atitude Correta Da Parentalidade”, 12/01/17