Nova Vida # 321 – Humildade E Orgulho

Nova Vida # 321 – Humildade e orgulho
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

Resumo

Que poder há no atributo da humildade, como a humildade e o orgulho afetam todos os aspectos da vida, e como uma pessoa pode usar corretamente esses atributos para beneficiar a sociedade?

Existem vários graus de humildade. No nível mais simples, nós falamos de uma vida modesta sem ser orgulhosa e paternalista. Um nível mais elevado é enfrentar a vida humildemente e entender que não sou um herói todo-poderoso que controla tudo.

No passado houve grandes governantes como Napoleão e Alexandre, o Grande. Hoje, um governante pode estar na prisão. Não há nenhum respeito hoje, nem por cientistas ou artistas, realmente por ninguém. Não resta nada ao homem do que se orgulhar.

Imagine que o inanimado, vegetal, animal e o homem estivessem sentados juntos conversando. O inanimado diria: “Eu sou a base de todo o mundo. Não haveria nada sem mim”. O vegetal diria: “Eu dou vida a todos, todo o oxigênio vem de mim, sem mim haveria apenas pedras sem vida”. O animal diria: “Eu preencho com vida toda a natureza, variando dos micróbios aos elefantes enormes.

E o homem? As outras criaturas na natureza estão conectadas à natureza e cumprem suas ordens com humildade. E o homem como se quisesse controlar tudo, mudar tudo a seu favor, não ser dependente da natureza. Isso é orgulho.

O homem está perdendo a humildade. Se nos inclinássemos um pouco em direção à natureza, encontraríamos sua força interior. Se tivéssemos humildade, seríamos capazes de organizar todas as nossas vidas para ser muito mais confortáveis.

Hoje, as pessoas trabalham horas muito longas, mal vêem suas famílias, trabalhando apenas para atingir todos os tipos de metas falsas. Pense nisso, como somos mais felizes do que a geração anterior? Nosso orgulho está nos levando à destruição total.

Humildade é aprender as leis da natureza e tentar cumpri-las. Os animais não exageram.

Uma vez que descermos do nível artificial do orgulho para a humildade, descobriremos por que a natureza desperta o orgulho em nós.

Os sábios disseram que a humildade é a medida mais importante porque permite uma profunda penetração na natureza. A reversão do grande orgulho em humildade constrói a vida perfeita para o homem e lhe permite tocar a eternidade.

De KabTV “Nova Vida # 321 – Humildade e Orgulho”, 18/03/14

Comente