Êxtase Espiritual

laitman_239Pergunta do Facebook: Um egoísta tem que se satisfazer com o altruísmo. Um altruísta está pronto para dar tudo por uma ideia e um egoísta está pronto para tomar tudo. Para quê?

Resposta: Para que eles se apoiem mutuamente. Uma pessoa nesse mundo constrói, inventa, prepara e faz tudo para ganhar algo, para receber, aqui e agora. Mas o que uma pessoa pode fazer para que o que ganha permaneça para sempre e não sinta uma sensação de perda? No momento em que ela atinge alguma coisa, teme que esta desapareça.

Por outro lado, quando realizamos ações espirituais e conseguimos algo, não há nenhuma preocupação de que essas conquistas desapareçam. Nós sabemos que as conquistas não desaparecem. Se realizamos certa correção, ela já existe na criação. Isso nos dá um prazer indescritível, êxtase espiritual!

Tudo o que uma pessoa faz no nível corpóreo sempre evoca a preocupação de como preservá-lo. No nível espiritual, pelo contrário, é perfeitamente claro que tudo o que uma pessoa faz imediatamente transcende a todas as camadas da criação e as preenche. Portanto, tal atitude em relação ao mundo salva uma pessoa de todos os problemas que podem deprimi-la.

Pergunta: A espiritualidade é a combinação certa entre egoísmo e altruísmo ou é a supressão do altruísmo pelo egoísmo?

Resposta: A espiritualidade é a combinação certa entre todos os nossos atributos. É a verdadeira implementação do egoísmo. Não podemos expressar ou implementar isso em nosso mundo de forma alguma, porque gostaríamos de receber tudo. Mas não recebemos nada, e mesmo se recebemos, no final isso acaba como uma perda maior e fracasso.

Portanto, o mais importante é aprender a implementar corretamente o nosso egoísmo e então seremos felizes. A sabedoria da Cabalá nos ensina como receber corretamente.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 21/12/16